Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Reforços do Grêmio se destacam e ganham espaço no time titular de Mano Menezes

Novidades do elenco mostraram serviço nos primeiros jogos pelo Tricolor

Carlos Vinicius e Erick Noriega foram titulares do Grêmio contra o Flamengo

O Grêmio se movimentou na janela de transferências e reforçou o elenco treinado por Mano Menezes. Os nomes recém-contratados já estrearam e mostraram serviço, inclusive se tornando titulares.

Contra o Flamengo, Marcos Rocha, Erick Noriega e Carlos Vinicius iniciaram em campo. Arthur, principal reforço, deve estrear na próxima rodada do Brasileirão.

Experiência na lateral direita

Marcos Rocha é o primeiro contratado que vem se destacando. O lateral-direito de 36 anos chegou há duas semanas e já se firmou como titular absoluto da posição.

O jogador ex- Palmeiras e Atlético foi o destaque do Tricolor na penúltima rodada da Séria A. Apesar do empate sem gols com o Ceará, Rocha ajustou um problema crônico no setor da equipe gaúcha em 2025.

Diante do Flamengo, o lateral foi importante para segurar o lado esquerdo de ataque do time carioca, onde Samuel Lino se potencializa.

Estreia interessante de peruano

O destaque do Grêmio contra o Rubro-Negro foi o goleiro Tiago Volpi, tanto pelas defesas, como pelo gol marcado de pênalti. Mas o volante Erick Noriega, que estreou como zagueiro, protagonizou uma atuação que o credencia para continuar como titular.

“Eu estou muito feliz, de verdade, de estar em um clube muito grande como o Grêmio. Com muita história, campeão mundial. Vou seguir me esforçando para continuar jogando”, disse Noriega, na saída de campo do Maracanã.

O técnico Mano Menezes também celebrou a partida feita pelo japonês naturalizado peruano, que chegou recentemente do Alianza Lima.

“Foi uma boa estreia do Noriega, fazendo muito bem as duas funções (foi para a abertura do meio-campo no fim do jogo). Agregamos qualidade no elenco. A direção trabalhou muito para que a gente trouxesse esses jogadores”, elogiou.

Ataque do Grêmio reforçado

O atacante Carlos Vinicius ganhou a oportunidade de ser titular ao lado de Braithwaite no duelo com o Flamengo.

A chegada do brasileiro ao Grêmio significou novas valências ofensivas ao time de Mano: pivô, jogo de costas e atração de zagueiros adversários para abrir espaço aos companheiros.

O atleta acabou sendo displicente no seu segundo compromisso pelo Tricolor — expulso contra o Atlético. Porém, tem mostrado serviço na sua função.

Ainda há Arthur

O volante Arthur Melo é o principal reforço do Grêmio na janela e desponta para ser titular. A estreia do ídolo tricolor deve acontecer contra o Mirassol, em 13 de setembro, sábado, às 16h (de Brasília).

O confronto será realizado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e o clube deve realizar uma grande festa para marcar o reencontro de Arthur com a torcida tricolor.

Mano Menezes projetou a utilização de Arthur no time titular para os próximos compromissos do Grêmio.

“Eu vejo o Arthur como um segundo homem de meio-campo. Temos agora dois primeiros volantes, o Cuéllar voltou fazendo a função muito bem, temos também o Noriega, então vamos deixar essa função para eles. E colocar o Arthur, que é um jogador de passe, de movimentos curtos inteligentíssimos. Acredito que aí reside onde começa a evolução que nós queremos ter. Todo mundo sempre pensa nos meias para construir o jogo, mas hoje, no futebol atual, essa construção começa nos volantes, e até nos zagueiros”, afirmou.

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.