O Atlético perdeu para o Grêmio por 3 a 1 na tarde deste domingo (17), na Arena MRV, Belo Horizonte, em jogo válido pela 20 rodada do
Gustavo Scarpa abriu o placar com um golaço aos 37 minutos de jogo. Mas o Grêmio virou com dois gols de cobrança de esncateio, ambas cobradas por Marlon. Edenilson, Balbuena e Alexander Aravena viraram.
A partida ganhou ainda mais emoção aos 19 minutos da etapa complementar, quando Carlos Vinícius foi expulso por toque de braço em Ivan Román. Dez minutos depois, Tomás Cuello foi expulso por um pisão em Riquelme, e a partida passou a ter um confronto de dez homens contra outros dez.
Com o resultado, o Atlético caiu uma posição na tabela de classificação e agora é o 11º colocado do Brasileirão, com 24 pontos. Já o Grêmio é o 13º, com 23.
Próximos jogos de Atlético e Grêmio:
- Quinta-feira (21), às 19h (horário de Brasília): Godoy Cruz-ARG x Atlético no Estádio Feliciano Gambarte, em Godoy Cruz —jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
- Sábado (23), às 21h (horário de Brasília): Grêmio x Flamengo na Arena do Grêmio, em Porto Alegre — 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Scarpa desencanta
Aos 37 minutos do primeiro tempo, Hulk cobrou uma falta curta, numa jogada ensaiada, e Gustavo Scarpa acertou um chute de primeira, da intermediária, que a bola foi parar no ângulo direito de Tiago Volpi e estufou as redes.
Scarpa não marcava desde abril, quando converteu um pênalti sobre o Deportes Iquique-CHI, na Arena MRV. Com bola rolando,
O último gol de Scarpa com bola rolando foi em julho de 2024, no empate em 2 a 2 com o CRB pela Copa do Brasil.
Villasanti machucado
O volante Mathias Villasanti, do Grêmio,
Villasanti foi substituído aos 43 minutos da etapa inicial, dando lugar a Dodi. No momento da troca, o Galo vencia o confronto por 1 a 0.
Expulsões
Aos 19 minutos do segundo tempo, quando o placar estava com 2 a 1 para o Grêmio, Carlos Vinícius foi expulso por ter atingido Ivan Román com o braço em disputa de bola.
Aos 30 minutos da etapa complementar, Tomás Cuello pisou na coxa de Riquelme. O árbirto, inicialmente, havia dado cartão amarelo. Mas o juiz revisou o lance no VAR e decidiu expulsar o atacante atleticano.
Galo pediu pênalti em Rony
Aos 26 minutos do segundo tempo, Rony disputou bola com Balbuena dentro da área. O atacante do Galo caiu e ficou pedindo pênalti, mas a arbitragem nada marcou.
Lei do ex e viradas
Edenilson, ex-Atlético, iniciou a virada gremista, empuraando a bola no canto de Everson após cobrança de escanteio de Marlon. No segundo tempo, o lateral cobrou mais um corner e foi a vez de Balbuena marcar.
Já nos últimos minutos da partida, Riquelme deu um belo passe para André Henrique, dentro da área. Cara a cara com Everson, o centroavante passou para Aravena, que, com o gol aberto, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.
Protestos da torcida
Já nos minutos finais, com o placar 3 a 1, a torcida cantou “Time sem vergonha” e vaiou Júnior Santos, quando o atacante pegava na bola.
Presença de Ancelotti
Acompanhado de Rodrigo Caetano, diretor de seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Cristiano Nunes, preparador físico da Seleção, Ancelotti
Antes da bola rolar, o treinador italiano se encontrou com Reinaldo e Toninho Cerezo em um dos camarotes do estádio.
Atlético x Grêmio
Atlético
Everson; Natanael (Biel), Ivan Román (Júnior Santos), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander (Igor Gomes), Gustavo Scarpa e Reinier (Rony); Cuello, e Hulk. Técnico: Cuca.
Grêmio
Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemann e Marlon; Dodi, Villasanti (Dodi), Gustavo Cuéllar (Alex Santana) e Edenilson (André Henrique), Alysson Edward (Riquelme) e Cristian Olivera (Alexander Aravena); Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.
- Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data: 17 de agosto de 2025 (domingo)
- Horário: 16h (de Brasília)
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
- Arbitragem: Alex Gomes Stefano (RJ), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Corrêa (RJ) e Carlos Henrique de Lima Filho (RJ)
- VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
- Gols: Gustavo Scarpa (Atlético); Edenilson (Grêmio)
- Cartões amarelos: Reinier, Hulk e Cuca (Atlético); Carlos Vinícius (Grêmio)
- Cartões vermelhos: Carlos Vinícius e Didi (Grêmio) e Tomás Cuello e Junior Alonso (Atlético)
- Público: 34.774
- Renda: R$ 1.942.092