O jornal argentino Olé publicou uma reportagem na última quarta-feira (19) sobre a final da Copa Sul-Americana, que será disputada entre Lanús-ARG e Atlético neste sábado (22). A bola rola às 17h (horário de Brasília), no Defensores del Chaco, em Assunção, capital do Paraguai.
A reportagem, intitulada “Lanús está sedento por vingança”, é de autoria do jornalista Roman Bonanno e relembra as duas derrotas do time argentino para o Atlético em finais continentais.
“Hoje, a história o coloca novamente contra o Atlético Mineiro numa final continental. De fato, Lanús e Atlético Mineiro já se enfrentaram em partidas decisivas, e a sorte favoreceu os brasileiros”, diz a publicação.
A reportagem relembra, primeiro, a derrota do Lanús para o Atlético na Copa Conmebol de 1997. O time argentino era o atual campeão, mas foi goleado por 4 a 1 no jogo de ida, na Argentina. A publicação, porém, não cita a pancadaria histórica que ocorreu naquela partida.
Depois do apito final, os argentinos partiram para cima da comissão atleticana, gerando em uma confusão generalizada. Emerson Leão, técnico do Atlético à época, precisou fazer uma cirurgia na face, e Dedê, ex-lateral, foi levado ao vestiário desmaiado.
No duelo de volta, em 17 de dezembro, o Atlético se sagrou campeão após um empate em 1 a 1.
Depois, o Olé destaca o reencontro das equipes na Recopa de 2014, em que o Atlético novamente se sagrou campeão contra os argentinos. O Galo ganhou direito à disputa por ter vencido a Libertadores de 2013, enquanto o Lanús era o então campeão da Sul-Americana.
O Atlético venceu o jogo de ida na Argentina por 1 a 0, mas quase deixou o título escapar em casa. O Lanús venceu por 3 a 2 no tempo normal, mas o Galo fez mais dois na prorrogação e se sagrou campeão.
“Agora, 11 anos depois, eles se enfrentam novamente. Em uma Assunção que promete estar inundada de grená, o Lanús busca vingança pelas duas finais perdidas para o Atlético Mineiro. Uma cidade, liderada por Mauricio Pellegrino, busca esse sonho”, finaliza o Olé.
Embora o jornal destaque a “invasão grená" no Defensores del Chaco, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol,
Campanhas de Lanús e Atlético na Copa Sul-Americana
Para chegar até a final, o
Já o Lanús terminou a fase de grupos na liderança do seu grupo e avançou para as oitavas de forma direta. Passou por Central Córdoba-ARG, Fluminense e Universidad do Chile-CHI até chegar à final da competição continental.