Entre os dias 8 e 14 de outubro, mais uma leva de seleções pode confirmar vaga na
Equipes tradicionais, como França, Portugal, Espanha e Inglaterra, podem carimbar o passaporte já nesta janela.
Até o momento, 18 seleções já garantiram vaga na Copa do Mundo de 2026: Estados Unidos, México, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Irã, Argentina, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Marrocos e Tunísia.
Europa: gigantes perto da vaga
Na Europa, várias seleções podem se garantir com combinações de resultados nesta rodada dupla das Eliminatórias. No Grupo A, a Eslováquia depende de vitórias sobre Irlanda do Norte e Luxemburgo, além de tropeços da Alemanha, que tem três pontos.
A Suíça, no Grupo B, vive cenário parecido: precisa vencer Suécia e Eslovênia e torcer por tropeços de Kosovo. Já no Grupo D, a França pode confirmar presença se derrotar Azerbaijão e Islândia e contar com um empate entre Islândia e Ucrânia — ou se a Ucrânia não vencer o Azerbaijão.
A Espanha, líder do Grupo E, precisa vencer Geórgia e Bulgária e torcer para que a Turquia tropece nas mesmas rodadas. No Grupo F, Portugal está em situação semelhante: vitórias sobre Irlanda e Hungria, somadas a tropeços da Armênia, podem garantir os lusos no Mundial.
No Grupo I, a Noruega depende de um triunfo contra Israel e de dois tropeços da Itália, que enfrenta Estônia e também Israel. A Inglaterra, no Grupo K, se classifica com vitória sobre a Letônia — ou até com empate, caso Sérvia e Albânia empatem no confronto de sábado (11).
Fechando o continente, a Croácia, líder do Grupo L, vai à Copa se vencer a República Tcheca e se os tchecos tropeçarem diante das Ilhas Faroe.
América do Norte e Central: Jamaica e Honduras próximos
Na Concacaf, duas seleções podem confirmar vaga ainda nesta Data Fifa. A Jamaica lidera o grupo B com 100% de aproveitamento e se garante se vencer Curaçao e Bermuda. Já Honduras, primeira colocada do grupo C, não depende apenas de seus resultados: precisa vencer a Costa Rica e torcer por empate entre Nicarágua e Haiti.
África: Egito, Argélia e Cabo Verde podem confirmar classificação
Na África, a rodada é decisiva — as eliminatórias vivem suas duas últimas rodadas. Argélia, Cabo Verde e Egito estão a uma vitória da classificação direta. Os argelinos, líderes do grupo G com 19 pontos, garantem vaga se vencerem a Somália e podem até avançar com empate, dependendo dos resultados de Uganda e Moçambique.
Cabo Verde fará história se derrotar a Líbia, selando o que pode ser sua primeira participação em Copas. O Egito de Mohamed Salah precisa apenas vencer o Djibuti e torcer para que Burkina Faso não derrote Serra Leoa.
Outras seleções africanas também têm chances. Senegal precisa de apenas uma vitória, — contra Sudão do Sul ou Mauritânia — e torcer por um tropeço da República Democrática do Congo (empate ou derrota) contra Togo ou Sudão.
A Costa do Marfim vive cenário semelhante, e precisa de uma vitória simples — contra Seicheles ou Quênia — e um tropeço do Gabão. Gana está ainda mais tranquila, já que apenas uma vitória simples contra a República Centro-Africana já dá a vaga para o Mundial, pois a equipe tem uma vitória a mais que Madagascar, 2º colocado do grupo.
África do Sul e Benin estão empatadas com 14 pontos na liderança do Grupo C, seguidas por Nigéria e Ruanda, com 11. Assim, qualquer uma das quatro equipes pode se classificar para a Copa, a depender dos resultados das duas últimas rodadas.
Distribuição das vagas para a Copa de 2026
- Europa: 16 vagas
- América do Sul: 6 vagas
- América do Norte e Central: 6 vagas
- Ásia: 8 vagas
- África: 9 vagas
- Oceania: 1 vaga
- Playoff intercontinental: 2 vagas