Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Perto do Cruzeiro, Grando entrou em campo uma vez em 2024 e é contestado no Grêmio

Na temporada, o goleiro tem sido a terceira opção do técnico Renato Gaúcho, mas pode assumir a titularidade na Toca da Raposa II

Prestes a ser anunciado como novo goleiro do Cruzeiro, Gabriel Grando só entrou em campo uma vez pelo Grêmio na temporada. O arqueiro, de 24 anos e 1,92m, só atuou na goleada do Tricolor sobre o Guarany de Bagé, por 4 a 1, em 2 de março, pelas oitavas de final do Campeonato Gaúcho.

Revelado nas categorias de base do Grêmio, Gabriel Grando teve a primeira sequência na meta do time gaúcho no meio da temporada de 2021. À época, ele assumiu a titularidade e colocou Brenno no banco. Em novembro, o jovem goleiro, inclusive, foi convocado por Tite para os amistosos da Seleção Brasileira contra a Argentina e a Colômbia.

No entanto, já na reta final daquele ano, especialmente com a queda do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro, os goleiros passaram a revezar a titularidade. Em 2021, Grando atuou em 31 partidas.

Em 2022, em um cenário semelhante durante a disputa da Segunda Divisão, Grando e Brenno não se firmaram na meta gremista. Ao todo, Gabriel participou de 17 jogos naquela temporada.

Titularidade absoluta em 2023

Já em 2023, Grando virou reserva do jovem Adriel, que se destacou com ótimas defesas, mas foi emprestado ao Bahia por atos de indisciplina.

Com a saída do principal concorrente, o goleiro ganhou a confiança de Renato Gaúcho e virou titular com o técnico. Até o fim do ano, Gabriel fez 39 partidas, mas foi contestado pela torcida em “jogos-chave” na disputa pelo título do Brasileirão.

Nos últimos três jogos da Série A no ano passado, Caíque defendeu o Grêmio e ganhou moral para iniciar 2024 como titular.

Grêmio faz novo revezamento em 2024

Em 2024, o Grêmio trouxe o experiente Agustín Marchesín, de 36 anos, para ser o titular absoluto. Porém, com o rendimento abaixo das expectativas, o ex-goleiro do Celta de Vigo, da Espanha, passou a revezar a titularidade com Caíque. Enquanto o gringo disputou 11 partidas, o brasileiro entrou em campo nove vezes. “Escanteado”, Gabriel Grando só ficou 90 minutos dentro dos gramados.

Ao todo, Gabriel Grando disputou 88 jogos pelo Grêmio.

Cruzeiro e Grêmio trocam Cabral por Grando

Cruzeiro e Grêmio negociam as trocas dos goleiros Rafael Cabral, de 33 anos e 1,86m, e Gabriel Grando, de 24 anos e 1,92m. O acordo entre as diretorias prevê opções de compra por parte dos clubes no final da temporada.

Vale ressaltar que Cruzeiro e Grêmio correm contra o tempo para selar a negociação. De acordo com uma cláusula do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as contratações podem ser feitas somente até esta sexta-feira (19).

Rafael Cabral no Cruzeiro

Contratado pelo Cruzeiro em 2022, Rafael Cabral chegou à Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, com a missão de substituir o ídolo Fábio, que deixou o clube após uma divergência salarial com Ronaldo e acertou com o Fluminense.

Desde que assumiu a meta cruzeirense, Cabral sempre foi titular absoluto. No período, o goleiro conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro e foi vice-campeão mineiro em 2022 e, agora, em 2024.

Apesar da titularidade, Cabral vivia o momento de maior pressão no Cruzeiro. Criticado por algumas falhas na temporada, ele foi muito vaiado pela torcida antes, durante e após o jogo contra o Alianza, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira (11).

Ao todo, Cabral vestiu a camisa do Cruzeiro em 120 partidas. Na carreira, além do clube celeste, Rafael já defendeu o Santos, o Napoli-ITA, a Sampdoria-ITA e o Reading-ING.

Anderson assumiu a titularidade

Nas últimas duas partidas do Cruzeiro, Anderson, de 26 anos, foi titular. O camisa 98 atuou na vitória contra o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte, e no empate com o Fortaleza, no Castelão, em Fortaleza. Os dois jogos foram válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Prestigiado pela torcida, Anderson assumiu a meta do Cruzeiro após uma situação de emergência, algo comentado publicamente pelos companheiros de Rafael Cabral. A saída de um dos capitães do elenco foi encaminhada no último sábado (13), quando o grupo se apresentou na Toca da Raposa II, em BH, para se concentrar para a estreia na Série A.

Desde então, Rafael Cabral sequer foi relacionado pelo técnico Fernando Seabra e vive um clima de despedida no Cruzeiro. Tudo indica que o time celeste enfrentará o Atlético com Anderson entre os titulares. As equipes vão se enfrentar no sábado (20), às 21h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 3ª rodada do Brasileirão.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais