Quase um ano após o ataque ao ônibus do
O jogo válido pela segunda rodada será às 21h30 (de Brasília), no estádio da Ilha do Retiro, na capital pernambucana. Os dois times somam três pontos no Grupo A após ganharem na estreia.
Por decisão do Governo de Pernambuco, o jogo teria os portões fechados. O motivo era o confronto violento nas ruas do Recife no sábado (1), entre torcedores do Santa Cruz e do Sport, antes de partida pelo Pernambucano. Várias pessoas ficaram feridas e 32 foram detidas.
As cenas de espancamentos que viralizaram nas redes sociais fizeram as autoridades determinarem que os dois clubes joguem sem torcida por cinco jogos. Mas no início da noite de segunda-feira (3), o Sport conseguiu uma liminar na Justiça para liberar a entrada de seus torcedores. 15 mil ingressos já tinham sido vendidos.
Volta ao Recife
No dia 21 de fevereiro de 2024, o ônibus com a delegação do Fortaleza foi atacado a 7 quilômetros da Arena de Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (PE). O time havia acabado de empatar com o Sport, em 1 a 1, pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. O ataque foi feito com pedras e uma bomba caseira.
Seis jogadores ficaram feridos: o goleiro João Ricardo, os laterais Gonzalo Escobar e Dudu, os zagueiros Titi e Brítez e o volante Lucas Sasha. Escobar apresentou o caso mais grave, com um profundo ferimento no supercílio e cortes no rosto.
No decorrer das semanas, sete pessoas foram presas pela Polícia Civil de Pernambuco, todas ligadas a uma torcida organizada do Sport. O clube pernambucano foi punido com jogos com portões fechados.
Em 26 de maio, pouco mais de três meses depois, o Fortaleza voltou a Recife para enfrentar o Sport, pela semifinal do Nordestão, e venceu por 4 a 1, indo para a final frente ao CRB. O Leão cearense seria o campeão.
Como os times vêm para o jogo
O técnico Pepa, do Sport, deve novamente ter o desfalque do zagueiro Rafael Thyere, com dor na região lombar. Há uma expectativa de que ele possa fazer um teste no dia do jogo e ser liberado, mas é improvável.
Regularizado na CBF, o meia argentino Rodrigo Atencio será relacionado pela primeira vez. A tendência é que ele comece no banco de reservas.
No Fortaleza, o técnico Juan Pablo Vojvoda deve começar a parar de rodar os times que têm escalado. Ele fez isso por causa da maratona de jogos no início de temporada, que apresentou cinco confrontos em nove dias.
O zagueiro David Luiz ficou no banco de reservas pela primeira vez no sábado (1), na vitória de 1 a 0 sobre o Floresta, pelo Cearense, mas não estreou. Há expectativa de que ele jogue a primeira vez contra o Sport ou no próximo sábado, frente ao Ceará, pelo Estadual, no primeiro Clássico-Rei de 2025.
Sport x Fortaleza
Sport
Caíque França; Matheus Alexandre, Chico, Antônio Carlos e Igor Cariús; Titi Ortíz, Fabricio Domínguez e Lucas Lima; Chrystian Barletta, Gustavo Maia e Gonçalo Paciência. Técnico: Pepa.
Fortaleza
João Ricardo; Eros Mancuso, Kuscevic, Tomás Cardona e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Pol Fernández e Pochettino; Marinho, Lucero e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Motivo: 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste
Data e horário: 4 de fevereiro de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE)
Árbitro: Rafael Carlos Salgueiro Lima (AL)
Auxiliares: Brígida Cirilo Ferreira e Ruan Luiz de Barro Silva (ambos de AL)
Transmissão: SBT (para Recife e Fortaleza), Nosso Futebol, Premiere