Ouvindo...

São Paulo x Vitória marcará retorno de Carpini ao Morumbis; relembre números

Técnico comandou o Tricolor paulista em apenas 18 partidas até ser demitido e reencontrará ex-clube neste domingo (25)

Thiago Carpini, técnico do Vitória

O técnico Thiago Carpini está próximo de retornar ao Morumbis. Hoje comandante do Vitória, o profissional estará no estádio neste domingo (25), para enfrentar o São Paulo, seu ex-clube, em jogo válido pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30 (de Brasília).

No total, quatro meses e 12 dias terão se passado desde a última vez que ele esteve no Cícero Pompeu de Toledo. Em 13 de abril de 2024, Carpini viu o Tricolor paulista, sob seu comando, ser derrotado pelo Fortaleza por 2 a 1, na estreia do Brasileirão.

O técnico acabaria demitido no jogo seguinte, após uma derrota para o Flamengo, por 2 a 1, no Maracanã. Carpini comandou o São Paulo em apenas 18 jogos, e acumulou sete vitórias, seis empates e cinco derrotas - aproveitamento de 50%.

Durante o tempo que se passou desde então, o profissional passou por grandes mudanças. Chegou a ir à Europa, para acompanhar treinos do Real Madrid, da Espanha, e do PSG, da França.

Foi quando estava no Velho Continente, inclusive, que ele recebeu a ligação do Vitória. No mesmo dia em que demitiu Léo Condé, a diretoria do Rubro-Negro baiano acertou os termos com Carpini, que não hesitou em aceitar o desafio.

Desafio esse que inclui a missão de evitar que o Leão seja novamente rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, competição em que foi campeão em 2023.

Em 19 partidas no comando do Vitória, são seis vitórias, três empates e 10 derrotas. O aproveitamento é ruim, de 36%, mas técnico ajudou o time a sair da vice-lanterna da Série A. Neste momento, o Leão ocupa a 16ª posição da tabela, com 22 pontos.

“O meu trabalho no São Paulo foi uma oportunidade gigante na minha vida. Sem dúvidas, saí melhor. Faria muitas coisas diferentes. No Vitória, voltei a ser eu. As pessoas no São Paulo sempre me deram suporte e me deixaram trabalhar. Não foi por eles, foi por mim mesmo. São situações que a gente amadurece e evolui. [Foi] Um momento delicado pessoal e profissional, mas foi muito grandioso para a minha carreira”, disse Carpini, em entrevista coletiva concedida em junho.

Contra o São Paulo, a equipe baiana quer evitar o retorno à zona de rebaixamento. Afinal, Corinthians e Fluminense, primeiros integrantes da degola, podem ultrapassar o concorrente direto em número de pontos.

Números de Carpini no Morumbis

Carpini comandou o São Paulo no Morumbis em nove oportunidades. Acumulou quatro vitórias, três empates e duas derrotas. O aproveitamento, portanto, foi de 55,5%.

Leia também

O Vitória nunca venceu o Tricolor paulista em São Paulo. Em 24 confrontos oficiais ao longo da história, os donos da casa acumulam 21 vitórias e três empates.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.