Ouvindo...

Palmeiras vence o Botafogo no Rio e segue na cola da liderança do Brasileiro

Time paulista aproveita chance na primeira etapa e derrotam o rival no Estádio Nilton Santos, na noite deste domingo (17), por 1 a 0

Palmeiras venceu o Botafogo no Nilton Santos, por 1 a 0

O Palmeiras aproveitou a chance que teve e venceu o Botafogo por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, na noite deste domingo (17), pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, o Alviverde segue colado na disputa com Flamengo e Cruzeiro pela ponta da competição.

O gol da vitória foi marcado por Felipe Anderson, em bobeada de Barboza. Com o triunfo, o time de Abel Ferreira chega aos 39 pontos, mas em 18 jogos. O Cruzeiro tem 37, em 19 partidas, enquanto o Flamengo tem 43 com os mesmos 19 jogos.

Já o Botafogo se distancia ainda mais do bloco dos líderes, mas segue de olho no G6. A equipe está com 29 pontos, na 5ª colocação, com 18 partidas disputadas.

Leia também

Próximos jogos

As duas equipes agora miram suas forças para a disputa da Copa Libertadores. O Glorioso vai até Quito, no Estádio Casablanca, pelas oitavas de final do torneio. Na quinta-feira (21), a equipe visita a LDU-EQU, às 19h (de Brasília). No primeiro jogo, o time brasileiro venceu por 1 a 0.

O Palmeiras tem a vida resolvida. No mesmo dia, às 21h30 (de Brasília), recebe o Universitário-PER, no Allianz Parque. O Alviverde venceu por 4 a 0 em Lima e está com a vaga praticamente assegurada.

Milagre de Weverton

Em um jogo truncado, com o Botafogo tomando um pouco mais das ações da partida na primeira etapa, o goleiro Weverton, do Palmeiras, foi crucial para impedir a abertura do marcador. Santi Rodríguez deu passe açucarado para Correa, mas o arqueiro decidiu.

O camisa 30 invadiu a área em velocidade e bateu forte, Weverton se esticou todo e impediu o primeiro gol do jogo. Foi a única chance clara da partida. Mesmo com domínio do jogo, o Botafogo não conseguiu aproveitar, muito pela ótima intervenção do arqueiro alviverde.

Palmeiras não desperdiça

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Palmeiras foi letal como de praxe sob o comando de Abel Ferreira. Vitor Roque encontrou Felipe Anderson, que tirou Barboza com o corpo da jogada, invadiu a área e bateu na saída de John.

Com uma chance clara de gol para cada time nos primeiros 45 minutos, os visitantes souberam aproveitar e foram para o intervalo com a vantagem mínima no marcador.

Chance para os dois lados

O segundo tempo foi mais animado do que os primeiros 45 minutos. O Botafogo quase empatou em boa finalização de Savarino, que obrigou Weverton a fazer boa defesa. Depois foi a vez de John brilhar e impedir o segundo gol.

Vitor Roque chutou com força, de primeira, após passe de Flaco López, que parou nas mãos do goleiro alvinegro. De letra, Savarino obrigou Weverton a fazer mais uma boa defesa.

Atrás do marcador, o Botafogo começou a tentar jogadas pelos lados, mas a zaga do Palmeiras ganhou a maioria dos duelos pelo alto. A equipe paulista segurou a vantagem e segue vivo na luta pela liderança do Brasileiro.

Botafogo 0x1 Palmeiras

Botafogo

John; Ponte, Marçal, Barboza e Alex Telles; Allan (Danilo), Marlon Freitas, Santi Rodríguez (Savarino); Matheus Martins, Nathan Fernandes (Montoro) e Correa. Técnico: Davide Ancelotti

Palmeiras

Weverton; Khellven (Giay), Murilo (Bruno Fuchs), Gómez e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson (Allan); Facundo Torres, Vitor Roque (Maurício) e Flaco López (Luighi). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Felipe Anderson (44 min 1ºT), do Palmeiras
Cartão amarelo: Danilo (BOT); Aníbal Moreno, Murilo (PAL)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro
Data e hora: 17 de agosto (domingo) de 2025, às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Davide de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Douglas Pagung (ES)
Arbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.