Em uma temporada irregular do Botafogo, Cuiabano destaca-se pelas atuações consistentes desde o início do ano. A força física e as características o fizeram ganhar sequência como meio-campista no time de Renato Paiva. Autor de um golaço na vitória sobre o Internacional, o camisa 66 celebrou a boa fase, mas admitiu que o Glorioso está “devendo um melhor futebol”.
“Temos consciência que devemos um melhor futebol e mais vitórias para a nossa torcida. E tenho certeza que temos trabalhado juntos para evoluir. Vivo uma boa fase, espero que coletivamente mais ainda. E na quarta é guerra, darei a vida por uma vitória na nossa casa”, afirmou Cuiabano.
A goleada sobre o Colorado fez o Glorioso saltar na tabela do Brasileirão. Além disso, dá confiança ao time antes de série decisiva no Grupo A da Libertadores. Atual campeão da América, o Botafogo recebe o Estudiantes-ARG e a Universidad de Chile, no Nilton Santos, nas rodadas finais.
Sem Bastos, Barboza, Savarino, Matheus Martins e Mastriani, Renato Paiva deve manter a base da equipe dos últimos jogos, com Alex Telles na lateral-esquerda e Cuiabano no meio de campo.
Autor de dois gols e três assistências em 2025, Cuiabano comentou “a fome” do elenco em reencontrar o bom desempenho e aproveitamento de 2024.
"É claro que fico feliz por estar me sentindo bem em campo, fisicamente, mentalmente. Fazer gols é importante, mas vale muito mais um gol em uma vitória nossa. Porque no final, a gente entra em campo para ganhar. Sempre. Independente do jogo, competição, campo ou adversário. Essa é a minha mentalidade e tenho certeza que também é igual para meus companheiros”, concluiu.
A matemática para a classificação do Botafogo
Com duas vitórias nas rodadas finais, o Botafogo garantirá a classificação às oitavas de final da Libertadores. Chegando aos 12 pontos, o time de Renato Paiva estará entre os dois primeiros colocados da chave, podendo até ser líder dependendo do saldo de gols ou de um tropeço do Estudiantes contra o Carabobo, em La Plata.
Se empatar com o Estudiantes, ainda chegará à última rodada com chances de classificação independentemente do resultado do jogo entre Universidad de Chile e Carabobo, em Santiago. Neste cenário, a partida contra a La U será uma decisão, com a vaga podendo ser definida nos critérios de desempate.
Caso perca do Estudiantes, o Botafogo precisa de um tropeço da Universidad de Chile contra o Carabobo (empate ou derrota), para chegar à última rodada com chances de classificação. Novamente, a partida da sexta rodada da chave seria uma “final” entre o Glorioso e a La U neste cenário.