Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Botafogo no WhatsApp

John Textor pode perder controle do Botafogo nos próximos dias

Empresa que controla o Botafogo, comandada por John Textor, passa por problemas financeiros

John Textor vive tensão com o Grupo Eagle e pode deixar Botafogo

O Botafogo pode ser afetado, nos próximos dias, pelos problemas financeiros do Grupo Eagle. A Itatiaia apurou que John Textor, atualmente no comando do clube carioca, pode ser retirado da direção do Glorioso diante da situação.

Textor passou por problemas parecidos com o Lyon. A empresária norte-coreana Michele Kang assumiria o comando interino do clube carioca, como ocorreu na França.

A Ares Management Corporation, uma das credoras do norte-americano e aliada de Kang, tentou repetir o movimento em outros clubes. Textor também tem ações de Crystal Palace-ING, RWD Molenbeek-BEL, Botafogo e FC Florida-EUA.

O controle do Crystal Palace também está muito próximo de trocar de mãos. O empresário norte-americano Woody Johnson, dono do New York Jets (NFL), ofereceu 190 milhões de libras (R$ 1,4 bilhão) pelos 44,9% de Textor do clube. O acordo deve ser aceito nas próximas semanas.

Situação no Lyon

O Grupo Eagle Football, propriedade de John Textor, divulgou um balanço financeiro com prejuízo de 90 milhões de euros (R$ 587,9 milhões) nessa segunda-feira (28). A empresa controla apenas o Lyon-FRA.

“O Grupo prevê um déficit muito significativo para o ano financeiro 2024/25. A administração e os times operacionais estão fazendo todo o possível para garantir que o clube performe no nível mais alto dentro e fora de campo, para recuperar a confiança e credibilidade da instituição”, afirmou, em comunicado oficial.

O jornal francês L’Equipe publicou uma reportagem afirmando que John Textor teria usado dinheiro do Lyon para contratar jogadores para o Botafogo. Os documentos do time francês, segundo a reportagem, apresentam gastos com Luiz Henrique, Igor Jesus e Jair Cunha, que nunca atuaram pelo clube francês.

Kang assumiu o Lyon e garantiu à Comissão Federal de Apelações que Textor seria afastado da gestão. Dias depois, o norte-americano renunciou ao cargo de presidente do clube.

Leia também

‘Botafogo me escolheu’

No último sábado (25), Textor foi questionado se o Botafogo teria um problema de fluxo de caixa. O clube é o único da elite brasileira que ainda não divulgou o balanço de 2024. O empresário garantiu que o Alvinegro está gerando receitas suficientes para, inclusive, financiar perdas financeiras do Lyon, da França.

“Vou falar claramente para todos. Botafogo está gerando uma quantia significativa de dinheiro e está financiando várias operações de perda do Lyon. Várias matérias que você lê na França que dizem que o Lyon pagou pelos títulos do Botafogo são erradas. Ganhamos dinheiro com títulos, vendas de jogadores e porque somos bons no negócio”, disse John Textor.

“Botafogo financia a Europa, e não o contrário. Somos uma organização auditada por empresas do maior calibre, fizemos tudo isso para entrar no IPO, não há debate. Não há problema financeiro. Estamos financiando a Europa. Quero separar o Botafogo da parte europeia (Lyon), mas isso é a com diretoria da Eagle”, completou.

Em campo

O Botafogo, além do Campeonato Brasileiro, ainda disputa a Copa Libertadores e Copa do Brasil. O Glorioso é o sexto colocado no Brasileirão com 26 pontos em 15 jogos realizados. A equipe está nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. O Glorioso foi eliminado para o Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.