O atacante Savinho, ex-Atlético e atualmente no Girona-ESP, continua sendo um dos principais destaques recentes entre os brasileiros no futebol europeu. Na segunda-feira (26), inclusive, ele
- Siga o
canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
De acordo com levantamento da plataforma SofaScore, Savinho é o jogador brasileiro com mais dribles certos nas cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Desde o começo da temporada, foram 68 dribles certos do jogador formado na base do Atlético.
A diferença para o segundo colocado ainda é grande. Vini Jr, do Real Madrid, vem na sequência com 54 dribles certos na temporada. Completando o Top5, estão Matheus Cunha, do Wolverhampton-ING (52 dribles certos); Rodrygo, do Real Madrid (49 dribles certos); e Bruno Guimarães, do Newcastle-ING (44 dribles certos).
Jogadores brasileiros com mais dribles certos nas TOP5 ligas europeias 2023/24! 🇧🇷💨
— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) February 28, 2024
Confira os rankings completos dos brasileiros em diversas estatísticas em: https://t.co/JsVVEJeAJq pic.twitter.com/FB5lo4naXk
Com boas participações de Savinho, o Girona segue como vice-líder em LaLiga, com 59 pontos. São dois pontos a mais que o Barcelona, 3º colocado, e seis a menos que o líder Real Madrid. O bom desempenho
Savinho no Atlético
Savinho chegou ao Atlético em 2018, ainda para a disputa do sub-14. Na base, o atacante conquistou o Campeonato Mineiro Sub-14, Sub-15 e Sub-17. Pela Seleção Brasileira, venceu o Sul-Americano Sub-15. Sua estreia no profissional foi em 2020, ainda com o técnico Jorge Sampaoli.
Pelo time principal, foram 35 partidas, dois gols e uma assistência. Além disso, ele participou dos títulos do Campeonato Mineiro de 2020 e 2021, da Copa do Brasil de 2021 e do Campeonato Brasileiro de 2021.
Em junho de 2022, o Atlético vendeu 87,5% dos direitos econômicos do atleta para o Troyes, da França, por 6,5 milhões de euros (cerca de R$ 35,6 milhões à época). Por gatilhos, pré-estabelecidos no contrato, o Galo pode arrecadar mais 6 milhões de euros (31,7 milhões na cotação atual).
O clube francês, assim como o Girona, faz parte do City Football Group. O conglomerado envolve 12 equipes ao redor do mundo. Curiosamente, o brasileiro nunca defendeu o time francês. Logo no primeiro ano na Europa, o atacante foi emprestado ao PSV, da Holanda.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.