Atlético vence Pouso Alegre de virada, confirma reação e respira no Mineiro

Mesmo com time alternativo, Galo soma mais três pontos no Estadual e encosta na URT

Ruan celebra gol com os companheiros de time em Atlético x Pouso Alegre

O Atlético confirmou neste sábado (31) a reação no Campeonato Mineiro. De virada, o time alternativo comandado por Jorge Sampaoli derrotou o Pouso Alegre por 3 a 1, no estádio Manduzão, e conseguiu respiro importante na competição. Os gols do triunfo no Sul de Minas foram marcados por Reinier, Tomás Cuello e Ruan; Tota fez para os donos da casa.

Com o resultado, o Alvinegro chegou a 10 pontos e agora tem um a menos que a URT, líder do Grupo A. O time de Patos de Minas encara o América, em Belo Horizonte. O Democrata, que era o segundo, com 7 pontos, recebe o North.

O Galo volta a campo na próxima quarta-feira (4) e enfrenta o Red Bull Bragantino fora de casa. A partida em Bragança Paulista, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para 19h (de Brasília), no estádio Cícero de Souza Marques.

Leia também

Time alternativo

Como esperado, Sampaoli optou por preservar alguns dos titulares para o confronto no Sul de Minas, como Junior Alonso, Renan Lodi, Bernard, Dudu e Hulk. A grande novidade foi o retorno do lateral-direito Angel Preciado, que se recuperou de entorse no tornozelo.

Tabu incrível

O Atlético foi a Pouso Alegre com um belo tabu na bagagem. Antes do confronto deste fim de semana, o time da capital ostentava o feito de nunca ter perdido para o Dragão no Estádio Manduzão.
No retrospecto geral, o Alvinegro não perdia para os donos da casa há mais de 30 anos.

Até então, eram seis enfrentamentos, sendo três no estádio do Sul de Minas. O time alvinegro venceu uma partida e empatou outras duas. A única vitória do Pouso Alegre aconteceu há 36 anos, em 25 de março de 1990. Na ocasião, o time do interior venceu o Galo por 2 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte.

O Pouso Alegre ficou mais de 20 anos sem disputar competições oficiais e voltou a enfrentar o Atlético em 2021. Desde então, as equipes haviam se enfrentado três vezes. Foram duas vitórias do Atlético e um empate.

Primeiro tempo

O primeiro tempo no Manduzão foi de pressão atleticana, mas de alegria para os donos da casa. Apesar da pressão do Galo, melhor durante maior parte do jogo e com boas oportunidades criadas para balançar a rede, com Cuello, Alexander e Gustavo Scarpa, mas quem marcou foi o Dragão.

Aos 21 minutos de bola rolando, o meia Gabriel Tota “entortou” o equatoriano Preciado, bateu colocado e fez mais um golaço no Mineiro. Cabe lembrar que, no Mineirão, ele havia feito outro tento “de placa” no confronto contra o Cruzeiro.

Baixa importante

Antes do descanso, o Atlético teve baixa importante. O volante Alexander, após sofrer pancada, deixou o campo e precisou ser substituído por Victor Hugo. A suspeita é que ele tenha tido uma entorse no joelho. O meio-campista será reavaliado na reapresentação do elenco na próxima segunda-feira (2).

Galo vira em oito minutos

E o Atlético não precisou de muito tempo para virar o marcador. Foram oito minutos. Aos cinco, Gustavo Scarpa cruzou na área e Reinier, de cabeça, deixou tudo igual. No lance seguinte, veio a jogada mais curiosa da partida. Em velocidade, o Galo chegou à virada, novamente com Reinier. Contudo, o auxiliar assinalou o impedimento.

A virada veio meio aos 8, com Tomás Cuello. O argentino tabelou com Reinier, avançou pelo lado esquerdo e chutou forte. A bola desviou e foi parar no fundo do gol.

Baixa no Pousão

Aos 14 minutos, foi a vez do Pouso Alegre perder peça importante. Por lesão, o goleiro Anderson precisou ser substituído. Ele deixou o gramado sentido muita dor.

Estreante no Galo

Aos 25 minutos, o equatoriano Alan Minda finalmente fez sua estreia pelo Galo. Recém-contratado pelo Alvinegro, ele foi acionado no lugar de Cuello.

Gol para fechar a conta

Aos 42 minutos, o zagueiro Ruan Tressoldi fez “gol de atacante” para fechar a conta. Ele levou a bola, cortou a marcação e bateu forte de fora da área, sem dar chance a Thiago Braga. Depois, só restou o grandalhão correr para o abraço.

Pouso Alegre 1 x 3 Atlético

Pouso Alegre

Everson; Angel Preciado (Natanael), Vitor Hugo, Román (Ruan Tressoldi) e Kauã Pascini; Alan Franco, Alexsander (Victor Hugo) e Igor Gomes; Gustavo Scarpa (Cissé), Tomás Cuello (Alan Minda) e Reinier. Técnico: Jorge Sampaoli.

Atlético

Anderson (Thiago Braga), Da Silva, Vitão, Xandão e Matheus Nunes; Magé (Thomas Agustin), Alexandre Pena, Romarinho e Gabriel Tota;, Jhonatan Kauan (Diego Porfírio) e De Paula. Técnico: Danilo.

Gols: Tota, aos 21 minutos do primeiro tempo, para o Pouso Alegre; Reinier, aos 5 minutos do segundo tempo, e Cuello, aos 8, e Ruan, aos 42, para o Atlético;
Cartões amarelos: Xandão e Tota (POU), Reinier (CAM)

  • Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Data e horário: sábado, 31 de janeiro, às 16h30 (de Brasília)
  • Local: Maduzão, Pouso Alegre
  • Árbitro: Ronei Candido Alves (MG)
  • Assistentes: Felipe Alan Costa (MG) e Leonardo Henrique Pereira (MG)
  • VAR: Marco Aurélio Ferreira (MG)
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).

Ouvindo...