A Juventus agiu rapidamente e anunciou, na tarde deste domingo (23), o substituto do técnico Thiago Motta, demitido no último sábado (22) após uma sequência de resultados insatisfatórios.
O anúncio foi feito pelas redes sociais da Velha Senhora, que, além de confirmar a contratação de Igor Tudor, expressou sua gratidão pelo trabalho realizado por Thiago Motta no comando da equipe.
Carreira de Igor Tudor
Igor Tudor é um ex-jogador de futebol croata, que teve sua principal trajetória como zagueiro. Durante sua carreira como atleta, passou boa parte do tempo na Itália, onde defendeu as cores de grandes clubes como a Juventus e o Siena, entre os anos de 2005 e 2008, quando decidiu encerrar sua carreira no futebol profissional.
Após pendurar as chuteiras, Tudor iniciou sua trajetória como treinador e, logo depois da aposentadoria, tornou-se auxiliar técnico do Hajduk Split, clube croata onde iniciou sua carreira como jogador. Posteriormente, assumiu a função de treinador da equipe sub-17, e, em 2013, chegou ao comando da equipe principal, permanecendo até 2015. Seu desempenho à frente do Hajduk Split lhe garantiu uma nova oportunidade em outro país: o PAOK, da Grécia.
O treinador croata teve passagens por importantes clubes como o Galatasaray (Turquia), Udinese (Itália) e Hellas Verona (Itália), além de ser auxiliar técnico da própria Juventus na temporada 2020/2021, onde teve a chance de trabalhar ao lado de Andrea Pirlo. Sua última experiência foi no comando do Olympique de Marselha (França), e, mais recentemente, ele assumiu o cargo de técnico da Lazio, mas teve uma curta passagem pelo clube, sendo demitido após apenas 11 jogos em 2024.
A demissão de Thiago Motta
Thiago Motta foi demitido da Juventus após uma série de resultados decepcionantes e sem evolução visível no desempenho da equipe, que possui um elenco milionário. Contratado no início da temporada 2024/2025, Motta comandou a equipe em 42 partidas, somando 18 vitórias, 16 empates e 8 derrotas.
Durante sua gestão, a Juventus disputou a Série A, a Liga dos Campeões, a Copa da Itália e a Supercopa da Itália, mas não conseguiu traduzir os altos investimentos em campo, o que levou à sua saída precoce.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte