O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou neste domingo (1) os finalistas do Prêmio Rei Pelé, que reconhece os melhores atletas do ano. Na categoria feminina, disputam o prêmio Ana Sátila, Beatriz Souza e Rebeca Andrade; no masculino, Caio Bonfim, Edival Pontes e Isaquias Queiroz são os concorrentes.
Os vencedores serão escolhidos por um colégio eleitoral, e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro.
Rebeca Andrade como favorita
Rebeca Andrade é considerada a principal candidata na categoria feminina, tendo retornado das Olimpíadas de Paris 2024 com quatro medalhas: uma de ouro no solo, pratas no salto e no individual geral, além do bronze por equipes.
Na mesma categoria, Beatriz Souza se destacou ao se tornar campeã olímpica no judô, na categoria acima de 78 kg, enquanto Ana Sátila obteve o quarto lugar no caiaque e o quinto na canoa.
Competição intensa no masculino
No masculino, Caio Bonfim é um forte concorrente após conquistar a prata na marcha atlética em Paris. Edival Pontes também brilhou, ganhando o bronze na categoria até 68 kg do taekwondo. Além disso, Isaquias Queiroz, que foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura, conquistou a prata no C-1 1000.
Prêmio Atleta da Torcida
Além do Prêmio Rei Pelé, será concedido o prêmio Atleta da Torcida, decidido por votação popular no site do COB. Os fãs poderão votar até o momento da divulgação dos vencedores, no dia 11.
Os finalistas para o prêmio Atleta da Torcida são:
- Ana Sátila (Canoagem Slalom)
- Beatriz Souza (Judô)
- Tatiana Weston-Webb (Surfe)
- Alison dos Santos – Piu (Atletismo)
- Caio Bonfim (Atletismo)
- Darlan Souza (Voleibol)
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte