Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Luiz Gustavo surpreende e reforçará o São Paulo na sequência da temporada

Volante foi liberado pelo departamento médico após se recuperar de um tromboembolismo pulmonar

Luiz Gustavo se recuperou de um tromboembolismo pulmonar

Recuperado de um tromboembolismo pulmonar, o volante Luiz Gustavo está liberado para voltar a atuar e reforçará o São Paulo nesta reta final de temporada.

O jogador passou por consulta com um médico especialista na tarde da última segunda-feira (15) e recebeu liberação para voltar às atividades sem qualquer tipo de restrição a partir de sábado (20), quando termina o processo de retirada da medicação anticoagulante que vinha recebendo desde abril.

Luiz Gustavo cumpria um protocolo específico de recuperação, onde podia trabalhar com o restante do elenco nas atividades com bola, mas com restrição de impacto.

Com a liberação, Luiz Gustavo ficará à disposição do técnico Hernán Crespo para a sequência da temporada no São Paulo. As outras opções do elenco são Bobadilla, Marcos Antônio, Pablo Maia, Alisson e Luan.

Leia também

O que aconteceu com Luiz Gustavo no São Paulo

No dia 5 de abril, antes da viagem para Belo Horizonte (MG), onde o São Paulo enfrentou o Atlético pelo Campeonato Brasileiro, Luiz Gustavo apresentou dores na região torácica.

Ele foi avaliado pelo departamento médico do clube e imediatamente encaminhado para o Hospital Albert Einstein, onde passou por exames de imagem que verificaram a existência de um tromboembolismo pulmonar. O jogador ficou internado por três dias, recebendo alta no dia 8.

Acompanhado por um especialista e seguindo protocolo específico de recuperação, o atleta ficou sem poder realizar atividades físicas até o dia 17 de junho, quando iniciou o trabalho de recondicionamento físico.

Supervisionado pela preparação física, ele recomeçou com atividade leves, com exercícios de mobilidade e corrida no gramado.

No dia 25 de julho, Luiz Gustavo fez seu primeiro trabalho com o restante do elenco, ainda sem contato físico. Houve complemento com exercícios de força que realizava com o grupo, além de um cronograma específico, cuja evolução estava acompanhada por um médico especialista.

Na última segunda-feira (15), o jogador retornou ao hospital Albert Eistein para a realização de exame de angiotomografia computadorizada de tórax e teste de exercícios cardiopulmonar, que validaram o protocolo e possibilitaram o retorno do jogador às atividades normais.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.