Ouvindo...

Conheça Diogenes, possível goleiro do Santos para clássico contra São Paulo

Goleiro substituiu Gabriel Brazão durante o empate por 1 a 1 com o Atlético, na última rodada do Brasileiro

Diogenes pode ser novidade do Santos no clássico contra o São Paulo

Foram 323 dias de espera até Diogenes Vinicius voltar a defender a meta do Santos em uma partida oficial. A nova oportunidade veio no empate por 1 a 1 contra o Atlético-MG, na Arena MRV, quando o goleiro precisou substituir Gabriel Brazão, que deixou o campo após sofrer uma joelhada na cabeça.

Natural de Itapecerica da Serra, em São Paulo, Diogenes começou no futebol em uma escolinha comandada pelo tio no Capão Redondo. Inicialmente zagueiro, chamou a atenção pela altura e se firmou como goleiro. Aos 13 anos, passou pelo Taboão da Serra e, em seguida, foi observado pelo Internacional, onde conquistou títulos de base, como o Gaúcho Sub-15 e o Sub-17.

Antes de chegar ao Santos, defendeu o Avaí, mas enfrentou dificuldades de adaptação, além de sofrer lesão e lidar com a pandemia. Em 2020, escolheu o Peixe para ficar mais próximo da família e, desde então, construiu seu caminho nos Meninos da Vila.

Com destaque na Copa São Paulo de 2022, quando brilhou em disputas de pênaltis e ajudou o clube a chegar à final, Diogenes ganhou espaço no elenco principal. Hoje, com contrato renovado até 2026, busca consolidar seu nome entre os profissionais.

Na partida contra o Atlético-MG, o jovem mostrou segurança ao realizar defesas importantes, além de cortar cruzamentos e afastar bolas aéreas. Após o jogo, celebrou a oportunidade:

Leia também

“Foi uma chance muito importante para mim, trabalhei muito para este momento. Em momentos como esses, quando a oportunidade aparece, é a hora de mostrarmos nosso valor e o quanto a gente trabalha para aproveitar. Espero seguir ajudando o Santos sempre que for necessário”, disse o goleiro.

Existe a possibilidade de Diogenes ser titular no clássico contra o São Paulo, no próximo domingo (31), pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro. Isso porque, devido ao protocolo de concussão da CBF, Gabriel Brazão perdeu dias de treinos nesta semana.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.