Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Arroyo mostra credenciais e sinaliza que pode ser diferencial do Cruzeiro no ano

Equatoriano de 19 anos foi contratado na última janela de transferências e surge como boa alternativa para o time celeste

Arroyo durante a partida entre Bahia e Cruzeiro na Arena Fonte Nova

Contratado após um alto investimento na última janela de transferências, Keny Arroyo deixou boas impressões em sua estreia pelo Cruzeiro. O atacante entrou no segundo tempo diante do Bahia e ajudou a equipe celeste a vencer por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Em poucos minutos, o equatoriano mostrou que pode ser o que Leonardo Jardim tanto esperava: um atleta com ferramentas para mudar cenários e quebrar linhas. Antes das contratações, o português havia dado declarações mostrando que precisava de jogadores nesses moldes.

“Conseguimos recuperar muitos jogadores, mas não consegui descobrir nenhum Everton Ribeiro, Arrascaeta, que consiga, em pequenos espaços, driblar um, dois, fazer passe, assistência e dar gol... se vamos ao mercado, mais que reforçar a equipe, é procurar um jogador diferente. Um jogador que nos permita esse tipo de situação quando o adversário vem em (bloco) baixo”, explicou Jardim em entrevista coletiva após o empate com o CRB no dia 30 de julho.

Estreia de Arroyo pelo Cruzeiro

O placar marcava 1 a 0 para o Bahia quando Leonardo Jardim colocou Arroyo, Sinisterra e Gabigol nas vagas de Christian, Wanderson e Kaio Jorge, respectivamente, aos 25 minutos do segundo tempo.

Posicionado pelo lado direito do ataque, o equatoriano ofereceu personalidade, drible curto, arrancadas e passes importantes para o Cruzeiro. A jogada do primeiro gol, inclusive, nasceu de um lance do camisa 99.

Números de Keny Arroyo em Bahia 1 x 2 Cruzeiro

  • 24 minutos jogados
  • 1 drible certo
  • 16 ações com a bola
  • 9 passes certos
  • 1 chute defendido
  • 2 passes decisivos
  • Nota na plataforma sofascore: 6.8

Keny Arroyo estreou pelo Cruzeiro nesta segunda-feira (15), diante do Bahia

De olho na temporada

Até o fim da temporada, o Cruzeiro terá compromissos importantes na briga pelas primeiras posições da Série A do Campeonato Brasileiro e por uma vaga na final da Copa do Brasil. Arroyo surge como uma opção de imprevisibilidade e criação ao time.

Normalmente, Christian - volante de origem - é quem ocupa o lado direito do setor ofensivo. O camisa 88 tem uma importante função tática e de marcação, apesar de também colaborar no ataque.

Arroyo é um outro tipo de ponta. Mais ofensivo, habilidoso e insinuante, pode ser escalado como titular por Jardim a depender do adversário ou ser uma alternativa fatal no decorrer das partidas.

Keny Arroyo

Aos 19 anos, Keny Arroyo foi contratado junto ao Besiktas-TUR. O equatoriano é um produto juvenil da Academia Alfaro Moreno, do Equador, seu país natal. Passou pelo Independiente del Valle-EQU em 2016, marcando cinco gols e concedendo oito assistências em 44 jogos pelo profissional.

Em fevereiro de 2025, ele assinou um contrato até o fim de junho de 2029 com o Besiktas. Pelo clube turco são dois gols em 14 partidas.

Arroyo representa a Seleção Equatoriana desde o sub-17. Sua estreia na equipe principal do Equador foi em outubro de 2024, num empate sem gols com o Uruguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.