A ginasta Simone Biles está de volta aos treinos de ginástica. Pouco depois de dois anos após dar uma pausa na carreira, a americana voltou a competir no US Classics, competição organizada pela Confederação de Ginástica dos Estados Unidos.
As atividades ocorreram nesta sexta-feira (4) em Chicago. Simone realizou atividades rotina de competição solo, barras assimétricas e trave.
O evento em Chicago é a última qualificatória para o Campeonato de Ginástica dos Estados Unidos. A competição nacional será entre 24 a 27 de agosto.
Biles não falou com a imprensa ao final da atividade. No entanto, ela interagiu com torcedores e com as colegas de seleção.
“Foi a primeira vez que ela performou sua rotina depois das Olimpíadas. Foi excelente”, comentou Laurent Landi, treinadora de Biles. Ela também afirmou que não viu nenhuma hesitação por parte da ginasta.
Pausa na carreira
A americana de 26 anos não entrava numa competição desde agosto de 2021, quando defendeu os EUA nos Jogos de Tóquio. Na ocasião, Biles não chamou a atenção pelas conquistas, mas por ter desistido de diversas provas, como a final do individual geral, para priorizar sua saúde mental.
Ela alegara que estava sofrendo com “twisties”, termo usado no meio da ginástica para explicar a perda de referência espacial sofrida por um atleta na execução de algum movimento. A situação poderia colocar em risco a integridade física, que poderia cometer erros graves em suas provas.
A ginasta soma sete medalhas olímpicas, sendo quatro de ouro. A maioria foi obtida nos Jogos do Rio-2016. Na capital japonesa, ela foi prata por equipes e bronze na trave, conquista que a fez empatar em número de medalhas olímpicas na história da ginástica americana com Shannon Miller.