Derrotado na noite desta sexta-feira (30) para o Sampaio Corrêa, o Grêmio deu adeus às chances de título da Série B nesta temporada. Com gols de Rafael Vila e Gabriel Poveda, os maranhenses venceram o confronto por 2x1, no Castelão, e, pelo critério do número de vitórias como desempate, o Tricolor Gaúcho não pode mais alcançar o Cruzeiro. Elkeson descontou para o time de Renato Gaúcho.
Com 53 pontos na tabela, o Grêmio terá 18 pontos em disputa até o final do campeonato e poderia chegar aos mesmos 71 do Cruzeiro. Contudo, a Raposa leva vantagem no número de vitórias - o primeiro critério de desempate para o título - são 21 dos mineiros contra 14 dos gaúchos.
Após a goleada sobre a Ponte Preta, em Campinas, a torcida do Cruzeiro pode soltar o grito de campeão ainda nesta sexta (30) em caso de derrota do Bahia, que enfrenta a Chapecoense, na Arena Condá.
Se empatar, o Tricolor de Aço poderia igualar a pontuação e o número de vitórias do Cruzeiro nas últimas seis rodadas. Daí em diante, o título seria decidido no saldo de gols. Enquanto os comandados de Pezzolano têm 31 gols positivos de saldo, o Bahia tem 14.