Ouvindo...

Noventa e nove dias para a Copa do Mundo: Maradona

Segundo dia da contagem regressiva para a Copa do Mundo traz a história de Diego Maradona

Diego Maradona, o maior ídolo do futebol argentino

(1982 – 1986 – 1990 – 1994)

Idolatrado pelos argentinos, Diego Armando Maradona viveu mais decepções que alegrias na sua trajetória pela Copa do Mundo, mas o futebol apresentado no único título conquistado no torneio o coloca como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Sua trajetória nos Mundiais tem início em 1982 na Espanha, após ele, ainda garoto, com 17 anos, viver a frustração de ficar de fora da Albiceleste na Copa de 1978, que a Argentina comandada por César Luís Menotti conquistou pela primeira vez.

Cem dias para a Copa do Mundo: Pelé

Nos gramados espanhóis ele chegou como um dos grandes nomes da Copa, mas caiu no triangular das quartas de final após derrotas para a Itália, que foi a campeã, e Brasil, sendo que neste confronto contra a Seleção, que decretou a eliminação argentina, ele foi expulso.

Quatro anos depois, no México, Maradona teve uma das maiores atuações individuais da história da Copa do Mundo. E levou a Argentina à conquista do bicampeonato.

Em 1990, El Pibe de Oro chegou a dividir os italianos. Ídolo do Napoli, disputou a semifinal, contra a Azzurra, no Estádio San Paolo, na cidade do sul do país, e contou com o apoio de muitos napolitanos na classificação para a sua segunda decisão de Copas, mas desta vez perdida para a mesma Alemanha que tinha sido derrotada quatro anos antes, no México.

Em 1994, nos Estados Unidos, já com 33 anos, fez toda uma preparação especial para jogar o Mundial, após uma inatividade por um caso de doping em 1991.

Ele teve um começo arrasador, mas foi flagrado novamente no doping ainda na fase de grupos e encerrou assim sua participação nas Copas.

Copy: PELÉ | COPA DO MUNDO
Infogram

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.