Ouvindo...

Trio elétrico e cortejo: Preta Gil teria listado regras para velório antes de morrer

Preta Gil morreu nos Estados Unidos em decorrência do câncer; o corpo da cantora será repatriado para o Brasil

Preta Gil curte o Carnaval em Salvador

O velório de Preta Gil será realizado nos próximos dias no Rio de Janeiro, assim que seu corpo for repatriado para o Brasil. A cantora morreu nesse domingo (20) em Nova York, nos Estados Unidos, onde passava por um tratamento experimental contra o câncer.

De acordo com o portal Leo Dias, a filha de Gilberto Gil teria deixado algumas orientações para serem seguidas após sua morte. Entre elas, Preta teria pedido para que seu velório acontecesse no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, devido à forte ligação que o local tem com a cultura.

Além disso, a filha de Gilberto Gil também pediu para ser sepultada na capital fluminense. Segundo informações do site, a baiana teria solicitado um cortejo conduzido por um trio elétrico do Theatro até o cemitério. A ideia de Preta seria transformar o adeus em um momento de homenagem e exaltação à vida.

Morte de Preta Gil

A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos nesse domingo (20), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A assessoria da cantora comunicou a morte por meio de um comunicado publicado nas redes sociais.

"É com imensa dor e profundo pesar que comunicamos o falecimento da nossa amada Preta Gil. Preta foi uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem”, inicia a nota.

“Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres. Pretinha era justa, honesta, generosa. Uma mãe e avó dedicada, uma guerreira incansável que inspirou e seguirá inspirando milhares de pessoas”, destaca.

Convívio com o câncer

Preta Gil revelou que estava com câncer no intestino no dia 10 de janeiro de 2023, após ter ficado seis dias internada em uma clínica no Rio de Janeiro. À época, os médicos descobriram um tumor de seis centímetros no reto.

Após cirurgia em agosto, ela precisou usar uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro logo depois do procedimento de reconstrução do trato intestinal. A cantora anunciou no dia 11 daquele mês que o câncer estava em remissão após 12 meses do diagnóstico.

Porém, no dia 22 de agosto, Preta contou que teve uma recidiva do câncer e precisou voltar a fazer quimioterapia. No caso da cantora, o câncer voltou em quatro lugares diferentes.

Após a recidiva, Preta retomou a quimioterapia e, no dia 19 de dezembro, ela passou por uma cirurgia de mais de 20 horas focada na retirada dos tumores cancerígenos presentes em seu corpo e ficou quase dois meses internada.

Após o longo procedimento, ela anunciou que passaria um tempo nos EUA para o tratamento experimental. Em junho deste ano, Preta Gil se mudou para Nova Iorque em busca da cura, visto que no Brasil já havia feito tudo o que podia.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.