Ouvindo...

Morre Preta Gil: os três desejos realizados pela cantora antes de falecer

Preta Gil realizou três desejos em Salvador, na Bahia, antes de morrer

Preta Gil apresentou o TVZ no Multishow

Antes de morrer, Preta Gil, de 50 anos, revelou que gostaria de realizar três desejos em Salvador, na Bahia. Vontades que, inclusive, ela conseguiu tornar reais em março deste ano.

A história foi compartilhada em entrevista ao Fantástico, quando Preta pensou que talvez não pudesse realizá-los. A artista havia passado por uma cirurgia complexa que durou cerca de 21 horas para remoção de tumores cancerígenos.

Ao dominical da Globo, ela chegou a refletir ainda sobre o significado de cura. “A palavra cura não significa que eu vou ficar livre de qualquer doença, porque são várias, no meu caso, que ainda passou por uma menopausa no meio disso tudo, que foi muito complicado [...] Esse corpo é ativo, que se respeita, que se ama, que se abraça e isso pra mim é mais cura do que um remédio ou algo que zere. A cura pra mim está nesse dia a dia, em hábitos, nesse querer estar bem”.

Leia também

Quais eram os desejos de Preta Gil?

Preta Gil tinha três desejos: mergulhar no mar, comer acarajé e visitar santuários.

Após o Carnaval, Preta Gil tomou um banho de mar na Baía de Todos-os-Santos. O momento foi compartilhado por ela nas redes sociais.

Com a bolsa de colostomia à mostra e maiô, Preta, que estava acompanhada de amigos, da irmã Bela Gil e da neta, Sol de Maria, realizou o desejo.

“Eu esperei muito por esse dia, para dar um mergulho. Ficava sonhando no hospital com esse píer especificamente e chegou o dia”, escreveu Preta.

Sobre o acarajé, Preta chegou a pedir um delivery enquanto estava internada, em São Paulo. “Eu comi acarajé [ no hospital]. Pedi acarajé no delivery. Não chegou igual, mas matei um pouquinho da minha vontade”, contou ao Fantástico.

Em 2023, ela conseguiu visitar a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, em Salvador. Outro local também visitado foi o Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Preta era devota da santa baiana.

“Santa Dulce me abençoa todos os dias e me salvou quando tive a sepse!! Uma vitória e benção vir aqui hoje!!!!”, comentou nas redes sociais.

Morte de Preta Gil

A cantora Preta Gil morreu aos 50 anos nesse domingo (20), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ela foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023.

Em 11 de dezembro daquele ano, ela relatou que estava em remissão da doença, que acabou tendo recidiva em 22 de agosto de 2024.

A doença voltou mais agressiva, sendo em quatro lugares. Preta relatou ter dois linfonodos, metástase no peritônio e um nódulo no ureter.

Em junho deste ano, Preta Gil se mudou para Nova Iorque em busca da cura, visto que no Brasil já havia feito tudo o que podia.

Na noite de ontem, a assessoria da cantora comunicou a morte dela pelas redes sociais. "É com imensa dor e profundo pesar que comunicamos o falecimento da nossa amada Preta Gil. Preta foi uma mulher transgressora, sempre à frente do seu tempo. Quebrou paradigmas, provocou reflexões e iluminou caminhos com sua coragem. Uma mulher empoderada, que foi e continuará sendo luz para inúmeras outras mulheres. Pretinha era justa, honesta, generosa. Uma mãe e avó dedicada, uma guerreira incansável que inspirou e seguirá inspirando milhares de pessoas”, destacou.

O corpo da cantora será repatriado para o Brasil e deve ser velado no Rio de Janeiro. Já o enterro deve ocorrer na Bahia.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.