Ouvindo...

Fernanda Torres segue Anitta e faz pedido a Lula: ‘O Brasil merece’

Celebridades têm pedido ao presidente que considere indicar uma mulher ao STF

Fernanda Torres faz apelo a Lula

A atriz Fernanda Torres utilizou as redes sociais no início da tarde desta quarta-feira (14) para fazer um pedido ao presidente Lula. A artista pediu para que o político considerasse indicar uma mulher para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Caro presidente Lula, pense bem, o Brasil merece. Escolha uma mulher para o STF”, afirma a publicação compartilhada pela atriz. Confira aqui.

Leia também

Nos comentários da publicação, os internautas fizeram coro ao pedido da atriz. “Temos mulheres competentes! Ministra Cármen Lúcia é um grande exemplo disso”, comentou uma usuária do Instagram.

“Você sempre certeira, Fernandinha”, elogiou uma seguidora da atriz.

Anitta também fez pedido

A cantora Anitta também se posicionou. Ela utilizou suas redes sociais, na tarde dessa terça-feira (14), para fazer um apelo ao presidente Lula. A artista compartilhou um abaixo-assinado pedindo pela indicação de uma mulher para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O Brasil é feito por mulheres. O STF também precisa ser”, afirmava a publicação compartilhada pela voz de Downtown.

Em seguida, a cantora escreveu um texto sobre o tema, acompanhado de uma foto dos 11 ministros atuais do órgão, destacando a ministra Cármen Lúcia. “Um dos ministros do STF se aposentou. O presidente Lula terá que indicar um novo nome”, contextualizou.

“Gostaria de tornar público um pedido para que seja uma mulher”, pediu Anitta.

Como se dá a sucessão no STF?

O STF (Supremo Tribunal Federal) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil. Ele é o guardião da Constituição Federal. O órgão é composto por 11 ministros e a sucessão ocorre quando um deles se aposenta, renuncia, falece ou é afastado.

Desde a Emenda Constitucional n.º 88/2015, os ministros são aposentados compulsoriamente aos 75 anos. Quando isso acontece, abre-se uma vaga no STF e o presidente da República é responsável por indicar um novo nome.

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou sua saída antecipada do STF no dia 9 de outubro.

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia