Natan foi o
Na primeira prova, os participantes receberam uma caixa misteriosa com doces regionais típicos da infância, como cocada, maria-mole, pé de mole, paçoca, doce de banana e suspiro.
Ao servir o prato, um mousse de bananada com cerveja preta, Natan explicou ter se inspirado no sabor e na textura do doce e no formato do suspiro.
Helena Rizzo foi a primeira chef a experimentar a sobremesa. “Olha, tem várias coisas que gosto nesta sobremesa. Gosto da aparência, das texturas, desta sablé se desmanchando. Agora, pra mim, a bananada desapareceu e vem um sabor bem amargo da cerveja na boca”, destacou.
Logo depois, Jacquin avaliou o prato. “Sua infância foi difícil hein? Matou tudo esse amargo. Acho que você complicou muito a sua vida, podia fazer uma coisa muito mais acessível e mais simples que seria muito mais gostoso”.
Por fim, Diego Lozano disse: “Estava tentando lembrar qual bananada tem cerveja e laranja. Hoje, a prova era simples... era pegar bananada e acabou. Acho que você complicou tanto que a banana tá lá, aqui só tem o amargor”.
Prova de Eliminação
Na Prova de Eliminação, Natan serviu um mousse de maracujá caramelizado acompanhado de sorvete e tuile de caramelo com chocolate branco. O desafio era preparar uma sobremesa com diferentes texturas de caramelo, sendo elas, gelato, crocante, mousse, biscuit, cremoso e decoração.
Jacquin foi o primeiro a experimentar o prato. “Sua tuile é muito bonita, muito bem feita e a mousse dentro é boa. O resto acho que tem muita informação, muita coisa, a gente fica meio perdido.”
“Acho que a tuile estava muito bem feita, mas acho que segue pecando pelo excesso. Acho que você é um cara que sabe fazer combinação, gosta de trabalhar com isso, mas é assim: ou você acerta muito ou erra muito. E, desta vez, você errou muito”, disse Diego.
Ao anunciar quem saiu, Jacquin enfatizou que o trio é justo. “As decisões são analisadas e são bem feitas, porque a gente olha o prato e a comida, se é boa ou se é ruim. Você pode ter sido o melhor ontem e pode sair hoje. Eu analiso a prova e a comida de hoje.”
Sobre o prato de Natan, ele avisou: “Perfeita essa tuile, muito bonita. Redonda, bem feita, brilhante, mas e o resto? O sorbet não existe e essa espuma é meio ridícula.”
Ao justificar a saída dele, o chef destacou: “Natan, você é muito ousado. Você tem a sua personalidade que é muito forte e que a gente sente dentro do seu trabalho. Mas hoje você passou do lado. Você pode explodir, fazer o melhor, mas quando você erra, você erra de verdade. E hoje você errou de verdade”.