Ouvindo...

Derrota de Mamede no Chef de Alto Nível é esclarecida enquanto Ana Maria Braga é acusada

Campeão do Chef de Alto Nível é neto de ex-cozinheira de Ana Maria Braga

Allan Mamede iniciou programa no grupo ‘Cozinheiros da Internet’

O Chef de Alto Nível chegou ao fim com Ana Maria Braga sendo acusada de favorecer um participante. Mesmo antes do resultado, internautas destacaram que Luiz Lira, neto de uma ex-cozinheira da apresentadora, iria vencer o reality culinário. Para parte do público, Allan Mamede deveria ter sido o campeão.

Nas redes sociais, internautas ficaram enfurecidos com o resultado. “‘Espinho no peixe é inaceitável nessa altura do campeonato’. Ele é neto da cozinheira da Namaria e ela conhece ele desde criança. E o vencedor é...”, ironizou uma pessoa no X, antigo Twitter.

Mamede ainda recebeu o título de “campeão do povo” na internet. “No pódio montado pelo público você nunca saiu do primeiro lugar Mamede”, comentou uma pessoa.

Leia também

A cena em que Mamede tem a cabeça erguida por outro participante também viralizou. “Que cena incrível essa onde o Raphael Santos levanta o queixo do Allan Mamede. Só quem entende o significado desse gesto sabe… Mamede brilhou”, disse uma pessoa.

Mentora esclarece derrota de Mamede e faz convite

Nascido no Rio de Janeiro, Allan Mamede, de 26 anos, conta com quase 250 mil seguidores nas redes sociais.

Campeão do reality “Que Seja Doce”, do GNT, em 2023, ele entrou no Chef de Alto Nível com foco em gastronomia brasileira.

Após o resultado, a chef Renata Vanzetto, uma das mentoras da atração, fez um convite especial para ele. “Vou escrever aqui publicamente para o Mamede. Minhas cozinhas estão de portas abertas pra você. Se quiser emprego comigo, pode vir amanhã de mala e cuia”, inicia.

“Você não levou o título de Chef de Alto Nível, porque de fato o Lira é um fenômeno pronto, mas você é um fenômeno em formação e o Brasil inteiro sabe disso”, esclareceu.

Final do Chef de Alto Nível

Consultor técnico de gastronomia, Luiz Lira tem 35 anos e é natural de São Paulo. No entanto, ele mora em Brasília, no Distrito Federal.

Lira atuou em cozinhas do Brasil, França e Espanha, trabalhando ao lado de chefs renomados e em restaurantes estrelados.

A paixão pela cozinha vem de família: a avó Quitéria trabalhou por muitos anos com Ana Maria Braga, e ele chegou a acompanhá-la em algumas gravações.

Anteriormente, ele participou de um reality na Argentina e chegou ao “Chef de Alto Nível” com a missão de valorizar a culinária brasileira por meio de ingredientes ainda pouco explorados.

O paulista disputou a final da primeira temporada do programa com Arika Messa e Allan Mamede.

No último programa, o trio passou pelas três cozinhas do programa, marcando uma competição emocionante pelo título. “É uma mistura intensa de emoções. Primeiro vem a gratidão por todo o caminho percorrido até aqui, cada sacrifício, cada hora de treino, cada erro transformado em aprendizado. Depois, a sensação de dever cumprido, de que todo o esforço valeu a pena”, disse Luiz após vencer a competição.

Segunda temporada

Ao fim do programa, Ana Maria Braga avisou que o Chef de Alto Nível terá uma segunda edição em 2026.

As inscrições, inclusive, já estão abertas no site receitas.com/chefdealtonivel. Cozinheiros amadores, profissionais e chefs da internet poderão concorrer a vagas no reality show culinário.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.