A final do
Ao abrir a caixa, que continha um cartão com a foto dos três finalistas, Ana Maria Braga mostrou que o nome de Lira estava com uma marca. Ao fundo, é possível ouvir uma pessoa falando “quase”, no entanto, o nome do campeão chegou a ser mostrado antes da hora.
A apresentadora fica boquiaberta ao perceber a gafe, mas não toca no assunto. Logo depois, ela anuncia o primeiro campão do Chef de Alto Nível - veja abaixo a sequência de reações. “Por decisão dos chefs mentores, quem vence a temporada e ganha o título de Chef de Alto Nível é Lira”, diz Ana Maria Braga.
Final do Chef de Alto Nível
O paulista Luiz Lira disputou a final da primeira temporada do “Chef de Alto Nível” contra Arika Messa e Allan Mamede.
No último programa, o trio passou pelas três cozinhas do programa, marcando uma competição emocionante pelo título.
“É uma mistura intensa de emoções. Primeiro vem a gratidão por todo o caminho percorrido até aqui, cada sacrifício, cada hora de treino, cada erro transformado em aprendizado. Depois, a sensação de dever cumprido, de que todo o esforço valeu a pena”, conta Luiz.
Quem é Luiz Lira?
Consultor técnico de gastronomia, Luiz Lira tem 35 anos e é natural de São Paulo. No entanto, ele mora em Brasília, no Distrito Federal.
Lira atuou em cozinhas do Brasil, França e Espanha, trabalhando ao lado de chefs renomados e em restaurantes estrelados.
A paixão pela cozinha vem de família: a avó Quitéria trabalhou por muitos anos com Ana Maria Braga, e ele chegou a acompanhá-la em algumas gravações.
Anteriormente, ele participou de um reality na Argentina e chegou ao “Chef de Alto Nível” com a missão de valorizar a culinária brasileira por meio de ingredientes ainda pouco explorados.
Luiz Lira, campeão do Chef de Alto Nível
Segunda temporada
Ao fim do programa, Ana Maria Braga avisou que o Chef de Alto Nível terá uma segunda edição em 2026.
As inscrições, inclusive, já estão abertas no site