Ouvindo...

Adeus a Preta Gil: tudo o que você precisa saber sobre a despedida da artista no Rio

Preta Gil será velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta sexta; Prefeitura da cidade preparou esquema de trânsito para as cerimônias finais

Preta Gil morreu aos 50 anos

Começa às 9h desta sexta-feira (25) a despedida da cantora e empresária Preta Gil. Fãs, admiradores e familiares prestarão as últimas homenagens no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da capital carioca, onde ela será velada até às 13h.

Após o velório, o corpo de Preta sai em cortejo fúnebre no carro do Corpo de Bombeiros até o Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro Caju, zona portuária do Rio de Janeiro, onde será cremado em cerimônia privada para a família e amigos próximos.

O cortejo seguirá o trajeto do desfile dos megablocos do carnaval do Rio, que passa a ser chamado “Circuito Preta Gil”, em homenagem à cantora, uma das precursoras dos blocos de axé, com o Bloco da Preta, e um dos principais nomes do carnaval brasileiro.

Interdições

A Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema de trânsito na região do Theatro e diversas ruas no entorno do local estão interditadas desde às 23h dessa quinta-feira (24). As vias ficaram proibidas de estacionar já a partir das 19h.

De acordo com nota emitida pelo órgão, equipes do Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb atuarão na região e a movimentação será monitorada por profissionais de diferentes órgãos.

Proibição de estacionamento

Das 19h de quinta-feira (24) às 18h de sexta-feira (25): toda a extensão da avenida Treze de Maio.

Das 6h às 18h de sexta-feira (25): rua Araújo Porto Alegre, em toda a extensão e avenida Evaristo da Veiga, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco.

Interdições ao tráfego

Das 23h de quinta-feira (24) às 18h de sexta-feira (25): avenida Treze de Maio e rua Manoel de Carvalho (esquina com avenida Treze de Maio).

Das 6h às 18h de sexta-feira (25): rua Araújo Porto Alegre.

Informações:

Velório: 9h às 13h no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, Centro, RJ)
Cortejo (informado pela Prefeitura): Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, pista lateral da Avenida Brasil (Caju) e Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).
Sepultamento: Crematório e Cemitério da Penitência (Cerimônia exclusiva para familiares).

Morte e diagnóstico de Preta

A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha morreu aos 50 anos nesse domingo (20), em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), em decorrência de um câncer diagnosticado em janeiro de 2023.

Ela estava no exterior passando por um tratamento experimental contra a doença, depois de ter tentando de tudo com a medicina do Brasil.

Vale lembrar que Preta Gil revelou que estava com câncer no intestino no dia 10 de janeiro de 2023. Durante o tratamento, ela realizou uma cirurgia em agosto e após o procedimento precisou usar uma bolsa de ileostomia, que foi retirada em dezembro.

No mesmo mês, a empresária contou que o câncer estava em remissão após 12 meses do diagnóstico. Porém, no dia 22 de agosto, Preta contou que teve uma recidiva do câncer e precisou voltar a fazer quimioterapia. No caso da cantora, o câncer voltou em quatro lugares diferentes.

Após a recidiva, Preta retomou a quimioterapia e, em dezembro, Preta passou por uma cirurgia de mais de 20 horas focada na retirada dos tumores cancerígenos presentes em seu corpo. Na época, ela ficou quase dois meses internada e, após o procedimento, anunciou que passaria um tempo nos EUA.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.