Ouvindo...

Preta Gil é homenageada pela Prefeitura do Rio de Janeiro

Cantora, que faleceu nesse domingo (20), foi homenageada pela Prefeitura do Rio de Janeiro por sua contribuição para o Carnaval da cidade

Preta Gil

Preta Gil recebeu, nesta terça-feira (22), uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro. O trajeto estabelecido para o desfile dos megablocos do carnaval carioca passa a se chamar Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, apelidado de Circuito Preta Gil. O decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD) foi publicado no Diário Oficial pela manhã.

Os blocos vão se concentrar na Rua Primeiro de Março, seguir pela Avenida Presidente Antônio Carlos até o ponto da dispersão, na altura da Araújo Porto Alegre. A ideia surgiu a partir do jornalista Rafael Godinho, amigo da cantora, em homenagem ao Bloco da Preta, que influenciou os grandes blocos cariocas a adotar a estética similar ao Carnaval de Salvador, com artistas em trios elétricos.

Leia também

Confira registros do Bloco da Preta.

Entre as justificativas apresentadas estão:

  • A trajetória pessoal e profissional de Preta Gil;
  • Atuação de Preta na defesa da livre expressão artística e dignidade de todos os corpos, raças e crenças na cultura brasileira;
  • O exemplo público de afeto, generosidade e dedicação da cantora com a família, amigos e público brasileiro;
  • E o Bloco da Preta, como uma das mais relevantes expressões do carnaval carioca, reunindo milhões de pessoas nas ruas do Centro do Rio de Janeiro.

Morte de Preta Gil

A cantora Preta Gil faleceu aos 50 anos nesse domingo (20), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ela foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023 e estava no país para tratamentos experimentais.

A família informou que está realizando os trâmites para a repatriação do corpo de Preta ao Brasil. A irmã, Flora Gil afirmou nessa segunda (21) que ainda não há previsão da chegada.

A empresária confirmou também que o velório de Preta será aberto ao público. “Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens”, explicou.

Leia mais:

Pablo Paixão é estudante de jornalismo na UFMG e estagiário de jornalismo da Itatiaia