Ouvindo...

Luana Cavalcante recebe apoio de misses após denúncia ao Miss Universe Brasil: ‘não se cale’

Miss Universe Portugal 2023 e Miss Universe Malásia 2024, além de misses Brasil de anos anteriores e de outras franquias, manifestaram apoio à pernambucana

Luana Cavalcante, Miss Universe Brasil 2024

Após denunciar a gestão do Miss Universe Brasil, Luana Cavalcante, de 25 anos, recebeu apoio de misses brasileiras e de outros países nesta segunda-feira (18). A pernambucana - primeira mãe a ser eleita Miss Brasil - alega ter sido silenciada pelo gestor do concurso. Até o momento, a organização nacional não se pronunciou.

Luana prometeu expor mais detalhes sobre o período em que foi coroada até a ir à final do Miss Universo, que elegeu a dinamarquesa Victoria Kjaer. A brasileira não conseguiu se classificar.

Nesta segunda, ela resolveu contar que foi impedida de postar uma foto em que aparece de roupão exibindo a faixa e a coroa, como tradicionalmente misses fazem, sob alegação de “proibição” contratual. A Miss Brasil revela que só descobriu que tudo não passava de uma mentira quando viu a foto da Miss Universo eleita. “E isso me fez refletir sobre tantas outras situações nas quais fui orientada a agir de determinada maneira, sempre sob alegações que agora vejo não passarem de restrições injustas e sem justificativa.”

Luana Cavalcante, Miss Universo Brasil 2024, posta foto ‘proibida’ pela organização nacional

Leia também

“Esse é apenas um pequeno exemplo do que vivenciei desde o momento da minha coroação até agora - situações das quais, por respeito a todos que me apoiaram, acho que vocês agora têm o direito de saber. Essa é só uma das muitas histórias que virão, e eu sinto que é hora de compartilhar um pouco mais com vocês”, afirmou.

A reportagem da Itatiaia procurou Gerson Antonelli, que adquiriu os direitos da franquia no Brasil em abril deste ano, e, até o fechamento desta reportagem, não obteve retorno.

Apoio

O relato de Luana Cavalcante gerou comoção nas redes sociais. Monalysa Alcântara, Miss Universe Brasil 2017, que optou por não seguir à frente da coordenação do concurso no Piauí por conta da gestão nacional, manifestou apoio à pernambucana.

“Passam os anos, e os absurdos continuam! Seja forte, Lua. Não se cale! Use a voz que essa coroa te permite ter. Estamos com você e orgulhosos do seu esforço, Rainha”, aconselhou.

A mineira Júlia Horta, Miss Universe Brasil 2019, escreveu. “Você é forte e corajosa! Conte comigo”.

Sandra Lim, Miss Universe Malásia 2024, comentou. “Te amo. Você é uma mulher incrível. Continue a brilhar como tem feito.” Já Marina Machete, Miss Universe Portugal 2023, postou. “Força Luana, queremos saber oque aconteceu. Estamos contigo”, disse.

Sancler Frantz, Miss Supranational Brasil 2023, declarou: “Estamos com você". Já sua sucessora, a mineira Isadora Murta, destacou. “Linda! Voa que o mundo está te esperando.”

Letícia Frota, Miss Mundo 2022-2023, elogiou o posicionamento de Luana. “Maravilhosa! Te admiramos muito.”

Além delas, Cinthya Moura, que representou o Brasil no Reina Hispanoamericana em 2023 e também responsável pela passarela de Luana, desabafou. “Estamos com você Lua!! Tentaram nos diminuir/silenciar por sermos da sua coordenação estadual, mandando excluir ou proibindo de postar os conteúdos feitos aqui em PE [Pernambuco], porém que estávamos ativamente na sua preparação para o Miss Universe. Temos orgulho tremendo de você".


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.