Ouvindo...

Luana Cavalcante faz grave denúncia contra o Miss Universe Brasil : ‘vocês têm o direito de saber’

Pernambucana foi a primeira mãe a representar o país no Miss Universo e, mesmo sendo apontada como favorita, não se classificou

Luana Cavalcante, Miss Universe Brasil 2024, posta foto ‘proibida’ pela organização nacional

Luana Cavalcante, Miss Universe Brasil 2024, fez uma grave denúncia à gestão do concurso em carta aberta divulgada nesta segunda-feira (18) nas redes sociais.

Primeira mãe a representar o país no Miss Universo, a pernambucana - que não se classificou no internacional mesmo sendo apontada como favorita - relatou que foi silenciada pela organização nacional.

Tradicionalmente como misses costumam fazer, Luana apareceu de roupão, exibindo a faixa e a coroa de Miss Brasil, e explicou o motivo de a foto não ter sido postada.

“Sim, é a foto que vocês gostariam de ter visto, a foto clássica da Miss com a coroa e a faixa, ao acordar um dia após a coroação, como tradicionalmente acontece, porém fui completamente proibida de postar na época. O coordenador nacional do Miss Universe Brásil, Gerson Antonelli, alegou que isso estava em contrato com o Miss Universe e que não era permitido”, afirmou.

Leia também

A Miss Brasil revela até foi vítima de “proibições” infundadas e que só descobriu isso quando viu a foto da Miss Universo eleita, a dinamarquesa Victoria Kjaer. Ela acrescenta: “E isso me fez refletir sobre tantas outras situações nas quais fui orientada a agir de determinada maneira, sempre sob alegações que agora vejo não passarem de restrições injustas e sem justificativa.”

Luana Cavalcante, Miss Universe Brasil 2024

“Esse é apenas um pequeno exemplo do que vivenciei desde o momento da minha coroação até agora - situações das quais, por respeito a todos que me apoiaram, acho que vocês agora têm o direito de saber. Essa é só uma das muitas histórias que virão, e eu sinto que é hora de compartilhar um pouco mais com vocês”, completa.

A não classificação de Luana Cavalcante no Miss Universo pegou o público latino e especialistas de surpresa. Após o ocorrido, a gestão brasileira - desde abril sob o comando de Gerson Antonelli - começou a ser questionada.

Este é o quarto ano consecutivo em que o Brasil não se classifica no internacional. Além de Luana, Teresa Santos (Miss Brasil 2021), Mia Mamede (Miss Brasil 2022) e Maria Brechane (Miss Brasil 2023) também não passaram pelo primeiro corte do concurso.

Veja relato na íntegra:

“Meu Brasil

Primeiramente, quero expressar minha imensa gratidão a todos que me apoiaram, que torceram por mim de forma incondicional desde o início dessa jornada. Vocês são incríveis, e é por causa de vocês que sigo firme e forte.

Essa foto que compartilho hoje é uma forma de homenagear a todos vocês - é uma lembrança do carinho, respeito e consideração que sinto por cada um que fez parte desse momento tão especial da minha vida.

Sim, é a foto que vocês gostariam de ter visto, a foto clássica da Miss com a coroa e a faixa, ao acordar um dia após a coroação, como tradicionalmente acontece, porém fui completamente proibida de postar na época. O coordenador nacional do @missuniversebrasiloficial, Gerson Antonelli, alegou que isso estava em contrato com o Miss Universe e que não era permitido.

No entanto, recentemente, ao ver a nossa atual e maravilhosa Miss Universe postar exatamente a mesma imagem, só posso concluir que, na verdade, não havia fundamento algum para aquela proibição. E isso me fez refletir sobre tantas outras situações nas quais fui orientada a agir de determinada maneira, sempre sob alegações que agora vejo não passarem de restrições injustas e sem justificativa.

Esse é apenas um pequeno exemplo do que vivenciei desde o momento da minha coroação até agora - situações das quais, por respeito a todos que me apoiaram, acho que vocês agora têm o direito de saber.

Essa é só uma das muitas histórias que virão, e eu sinto que é hora de compartilhar um pouco mais com vocês.

Aguardo com muito carinho o momento em que poderei dividir tudo que aprendi e vivenciei ao longo dessa jornada, as pessoas que de fato estiveram ao meu lado, profissionais até então incógnitos, que assim como eu, injustamente, tiveram a sua visibilidade negada, mas que fizeram a diferença.

Espero que gostem dessas fotos e saibam que amo cada um de vocês.”


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.