Ouvindo...

Anderson, do Molejo, tratou câncer inguinal por 18 meses: relembre diagnóstico e histórico de internações

Cantor morreu aos 51 anos nesta sexta-feira (26); artista havia sido levado para a UTI no último domingo (21), após apresentar uma piora no quadro

Cantor relatou em maio do ano passado que o câncer na região inguinal voltou

Anderson Leonardo, vocalista do grupo de pagode Molejo, morreu aos 51 anos nesta sexta-feira (26). O cantor que tratava um câncer inguinal voltou a ser internado em estado grave no dia 24 de março por um agravamento da doença, conforme divulgado pela assessoria do grupo de pagode.

Anderson estava internado há um mês. Dentro deste período, ele foi levado para a UTI duas vezes, sendo a mais recente no último domingo (21). Também nesta semana, a equipe do músico informou que ele necessitava de doação de sangue.

Artistas como Compadre Washington, do É o Tchan!, MC Koringa, Buchecha, Kelly Key e Gracyanne Barbosa pediram doações de sangue para o cantor pelas redes sociais na quarta-feira (24).

Leia também

Câncer foi diagnosticado em 2022

O músico foi diagnosticado com um câncer inguinal, tipo raro da doença, em outubro de 2022. A região inguinal fica na “virilha, no encontro do final da barriga com o início da coxa”, conforme explicou o médico Flávio Mavignier Cárcano, especialista em câncer geniturinário da Oncoclínicas.

“Eu estava sentindo uma coisinha muito pequena. Pensei: ‘não deve ser nada, é uma gordurinha’. Dai foi crescendo, crescendo. Eu, com minha namorada, nós procuramos um urologista. O cara me mandou no cirurgião para fazer uma biópsia. Quando fiz, deu que eu tinha um tumor maligno na região, em cima no órgão genital”, contou durante participação em um podcast.

À época, o músico não tinha tornado público o diagnóstico, mas teve o caso exposto após passar mal durante o tratamento e precisar ser guiado de cadeira de rodas no hospital. “Aí, descobriram. Me viram no hospital e o pessoal começou a divulgar. Eu estava segurando pra mim, tive reação, fiquei muito triste, mas comecei o tratamento, consegui matar o tumor”, relembrou.

Cantor chegou a anunciar cura, mas câncer ‘voltou’

Em janeiro de 2023, o músico chegou a anunciar que estava curado, mas, em maio de 2023, precisou retomar o tratamento. No mesmo ano, Anderson foi diagnosticado com uma embolia pulmonar, após ser internado com pneumonia.

Em 27 de fevereiro de 2024, o cantor foi internado em um hospital particular do Rio de Janeiro, onde passou por imunoterapia e recebeu medicação para dores. No dia 13 de março, o vocalista do Molejo passou por um procedimento de bloqueio de plexo nervoso hipogástrico para dor. No dia 19 do mesmo mês, o artista recebeu alta médica após 21 dias internado. Após deixar o local, ele gravou em estúdio e apareceu feliz em vídeos nas redes sociais.

Piora do quadro

Porém, no dia 24 de março, cinco dias após a alta médica, ele foi levado novamente ao hospital. Segundo a assessoria do artista, Anderson necessita de “orações”.

O cantor teve uma piora no quadro de saúde nesta sexta-feira (26), conforme pelo empresário do artista à Itatiaia. O colega de banda, Claumirzinho explicou recentemente que “Anderson teve que ser removido para UTI para ter um tratamento mais eficaz”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.