As pesquisas Datafolha e Quaest divulgadas neste sábado (5), véspera do primeiro turno das eleições municipais, indicam que o segundo turno será disputado pelos candidatos
Os dois aparecem à frente em todos os cenários mostrados nas duas pesquisas - seja nos levantamentos de votos válidos, pesquisa estimulada ou pesquisa espontânea.
O candidato
Veja os dados completos das duas pesquisas:
Quaest em BH: pesquisa indica segundo turno com Engler e Fuad; Tramonte cai Datafolha em BH: Engler tem 26%, Fuad, 25%, e Tramonte, 23% dos votos válidos
Análise
Manoel Vilas-Boas, diretor do Instituto Doxa, diz que o cenário “não surpreende, as pesquisas apontavam desde o início a tendência de três candidatos na disputa pelos primeiros lugares, mas com viés favorável aos candidatos Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL)”.
O especialista explica que a queda do candidato Mauro Tramonte (Republicanos) era prevista, pois ele era o candidato mais conhecido no início da campanha - “98% dos eleitores conheciam Tramonte”, disse. Ao contrário, o atual prefeito não era reconhecido por parte do eleitorado como o prefeito da capital. O cenário se reverteu durante a corrida eleitoral e a entrada da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, quando os candidatos se tornaram mais conhecidos.
Segundo turno
Em um eventual