O atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli é o cabo eleitoral que mais pode atrair votos na eleições de 2024, mostra pesquisa Itatiaia/Doxa divulgada nesta quarta-feira (11).
Os eleitores foram perguntados se os apoios de Medioli, da ex-prefeita Maria do Carmo Lara, do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva mais ajudam ou atrapalham os candidatos que disputam a prefeitura. Para 55% dos entrevistados, o apoio do atual ocupante da Prefeitura de Betim ajuda. Outros 32% se disseram indiferentes e, para 13% o apoio de Vittorio Medioli atrapalha na hora de decidir o voto.
O segundo cabo eleitoral mais relevante para a disputa em Betim é o presidente Lula. Para um terço dos eleitores ouvidos, o apoio dele ajuda. O mesmo percentual de betinenses diz que o apoio do petista, atrapalha. Para 34%, isso é indiferente.
O apoio da ex-prefeita Maria do Carmo Lara é indiferente para 49% dos eleitores perguntados pelo Instituto Doxa. Para 28%, ajuda e, para 23%, atrapalha. No caso do ex-presidente Bolsonaro, seu apoio mais atrapalha que ajuda — são 40% dos eleitores com percepção negativa sobre o seu apoio a um determinado candidato e 27% os que acreditam que isso ajuda. Para 32%, a situação é indiferente.
Quando todos os cabos eleitorais são avaliados pelos eleitores, o apoio mais importante é o do atual prefeito Vittorio Medioli, apontado por 35% dos eleitores. O segundo apoiador mais relevante é o presidente Lula, com 19%. Bolsonaro e Maria do Carmo Lara aparecem na sequência, com 14% e 13% cada, respectivamente.
Pesquisa
A Pesquisa Itatiaia/Doxa ouviu 1.030 eleitores presencialmente entre os dias 07 e 08 de setembro. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número MG-05486/2024.
 
                 
 
 
 
