Quase uma em cada quatro das principais cidades do País caminham para ter um desfecho eleitoral no primeiro turno das eleições municipais deste ano, marcado para ocorrer em 6 de outubro. Segundo levantamento do Broadcast Político com base em pesquisas de intenção de voto, 24 candidatos a prefeito nas 103 maiores cidades do País estão acima dos 50% das intenções de voto e são favoritos para se eleger no
Essas 103 cidades são justamente aquelas que, por terem mais de 200 mil eleitores, podem realizar segundo turno caso nenhum dos candidatos tenha a maioria dos votos válidos - cálculo que desconta as ausências e os votos em branco e nulo. Nesses 103 municípios, estão concentrados 60,5 milhões dos 155 milhões de eleitores brasileiros aptos a votar neste ano.
O levantamento desta reportagem levou em conta as últimas pesquisas eleitorais registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos com mais de 50% das intenções de voto foram considerados os favoritos a vencer a disputa sem precisar do segundo turno. Como o cálculo das intenções de voto também inclui eleitores indecisos, por exemplo, esses candidatos teriam ainda mais que 50% dos votos válidos nesses casos, dando a eles uma margem mais confortável para se elegerem em 6 de outubro.
O caso mais emblemático é o de Dr. Furlan (MDB), atual prefeito de Macapá e candidato à reeleição. Ele tem 91% das intenções de voto, segundo Pesquisa Quaest realizada de 23 a 25 de agosto. O favoritismo de Furlan é tamanho que levou adversários a desistirem da disputa. Irmão do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um dos políticos mais influentes em Brasília e favorito para presidir o Senado a partir do ano que vem, Josiel Alcolumbre (União Brasil) costurou uma candidatura para tentar derrotar Furlan. Em 2020, os dois foram ao segundo turno, mas o irmão de Alcolumbre acabou derrotado. Diante do amplo favoritismo do adversário, Josiel desistiu de concorrer a prefeito e será candidato a vereador na cidade.
O levantamento do Broadcast Político mostra ainda que a ampla maioria dos candidatos que podem vencer no primeiro turno é de prefeitos que buscam a reeleição, o que indica o poder de ter sob comando a máquina pública. Dos 24 candidatos favoritos a vencer a disputa no primeiro turno, 19 já estão no cargo.
Nas capitais, outros prefeitos que, assim como Dr. Furlan, buscam a reeleição e são favoritos para ganhar no primeiro turno são
O MDB tem quatro candidatos como favoritos a vencer a eleição no primeiro turno. O PP tem três candidatos nessa situação. PL, PT, Podemos, PSB, Republicanos e PSD têm dois postulantes favoritos a ganhar no primeiro turno. Novo e Avante têm um cada.
A seguir, todas as cidades em que a disputa deve ser resolvida no primeiro turno, segundo as pesquisas de intenção de voto mais recentes registradas no TSE:
- Rio de Janeiro (RJ): Eduardo Paes (PSD), 56% - Datafolha (20 e 21 de agosto);
- Salvador (BA): Bruno Reis (União Brasil), 66% - Quaest (24 a 26 de agosto);
- Recife (PE): João Campos (PSB), 76% - Datafolha (20 e 21 de agosto);
- São Luís (MA): Eduardo Braide (PSD), 50,2% - Instituto Qualitativa (28 a 31 de julho);
- São Gonçalo (RJ): Capitão Nelson (PL), 75% - Instituto Ágora (23 e 24 de agosto);
- Maceió (AL): JHC (PL), 65,5% - Futura/100% Cidades (2 a 5 de agosto);
- João Pessoa (PB): Cícero Lucena (PP), 53% - Quaest (24 a 26 de agosto);
- Sorocaba (SP): Rodrigo Manga (Republicanos), 72,1% - Paraná Pesquisas (25 a 28 de agosto);
- Contagem (MG): Marília Campos (PT), 66% - Real Time Big Data (27 a 29 de julho);
- Joinville (SC): Adriano Silva (Novo), 66,3% - 100% Cidades (9 a 13 de agosto);
- Campos dos Goytacazes (RJ): Wladimir Garotinho (PP), 63% - Paraná Pesquisas (22 a 25 de agosto);
- Porto Velho (RO): Mariana Carvalho (União Brasil), 51% - Quaest (24 a 26 de agosto);
- Ananindeua (PA): Dr. Daniel (PSB), 59,7% - Amazzo Data (13 a 15 de agosto)
- Vila Velha (ES): Arnaldinho Borgo (Podemos), 77% - Futura/100% Cidades (10 a 12 de agosto)
- Macapá (AP): Dr. Furlan (MDB), 91% - Quaest (23 a 25 de agosto);
- Maringá (PR): Silvio Barros (PP), 57% - Paraná Pesquisas (15 a 18 de agosto);
- Barueri (SP): Gil Arantes (União Brasil), 50,8% - Paraná Pesquisas (12 a 15 de agosto);
- Cariacica (ES): Euclério Sampaio (MDB), 65% - Ipec (23 a 25 de agosto);
- Vitória (ES): Lorenzo Pazolini (Republicanos), 50,9% - Paraná Pesquisas (22 a 25 de agosto);
- Praia Grande (SP): Alberto Mourão (MDB), 65,8% - Ipat (26 e 27 de agosto);
- São Vicente (SP): Kaio Amado (Podemos), 75,9% - Ipat (23 e 24 de agosto);
- Boa Vista (RR): Arthur Henrique (MDB), 62,4% - Futura/100% Cidades (9 a 13 de agosto);
- Parauapebas (PA): Aurélio Goiano (Avante), 62,4% - Instituto Gauss (10 a 12 de agosto);
- Diadema (SP): José de Filippi Jr. (PT), 50,3% - Data News Brasil (6 e 7 de agosto).