Candidato à reeleição à Prefeitura do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) lidera a corrida eleitoral, com chances reais de vencer já no primeiro turno. De acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (5), ele soma 59% das intenções de voto – ou seja, mais da metade do eleitorado total, incluindo quem tem a pretensão de anular o voto.
Em relação à pesquisa anterior, de 20 a 21 de agosto, Eduardo Paes teve uma oscilação positiva de 3 pontos percentuais (eram 56%). Não é possível dizer, no entanto, que houve aumento, pois essa variação está dentro do limite da margem de erro, que é exatamente de 3 pontos percentuais.
O segundo colocado é o candidato do PL, o deputado federal Alexandre Ramagem. Ele tem 11% das intenções de voto. Ramagem também teve uma oscilação positiva desde a última pesquisa. Na anterior, ele tinha 9%.
Na sequência, aparece o também deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 6%. No levantamento anterior, eram 7%.
Os demais candidatos:
- Rodrigo Amorim (União Brasil): 2% (tinha 3%);
- Marcelo Queiroz (PP): 1% (tinha 2%);
- Cyro Garcia (PSTU): 1% (tinha 2%);
- Juliete Panjota (UP): 1% (tinha 1%);
- Carol Sponza (Novo): 1% (tinha 1%);
- Henrique Simonard (PCO): 0% (tinha 0%);
- Em branco/nulo/nenhum: 11% (eram 13%);
- Não sabem: 7% (eram 5%).
A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 4 de setembro, com 1.106 eleitores. Levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-07390/2024.