Em Betim, quatro candidatos registraram seus nomes para a disputa pela Prefeitura de Betim. Em outubro, os 294.707 eleitores da cidade da Região Metropolitana de BH vão definir quem assumirá o Executivo Municipal a partir de 2025.
Em Minas Gerais, oito cidades ainda podem precisar votar em um eventual segundo turno, que acontece no dia 27 de outubro, dentre elas, Betim.
Conheça os candidatos à Prefeitura de Betim:
Heron Guimarães (União Brasil)
Heron Guimarães, tem 49 anos de idade, é jornalista de formação, tem MBA em marketing e especialização em marketing político. Na política, foi o primeiro secretário de Comunicação da Prefeitura de Betim, de 2005 a 2008.
Em 2023, assumiu a Secretaria de Gabinete, na gestão do prefeito Vittorio Medioli (sem partido). Neste ano, passou a gerir também a Secretaria de Saúde do município. Filiado ao União Brasil, é a primeira vez que concorre à um cargo público.
Vinícius Resende (PV)
Vinícius Braga Saraiva de Resende tem 39 anos, é médico de formação e filho do ex-vereador de Betim, Maurinho Resende. Ele foi vereador entre 2013 e 2016 e vice-prefeito de Betim entre 2017 e 2020.
Rezende concorreu à prefeitura em 2020, mas acabou ficando em terceiro lugar na disputa, e, em 2022, concorreu como deputado federal pelo Podemos, mas não foi eleito. Hoje, filiado ao Partido Verde (PV), concorre à prefeitura com Ana Paula Ribeira (PT) como vice.
Pedro Betinense (Mobiliza)
Pedro Henrique de Moura Silva, de 32 anos, conhecido como Pedro Betinense, é o candidato do Mobiliza à Prefeitura de Betim.
Em seu plano de governo, Pedro apontou que “Betim é muito mais do que um centro industrial. A cidade possui uma vibrante cena cultural, com festivais, eventos e manifestações artísticas que refletem a diversidade de sua população. A preservação ambiental também é um tema central, com iniciativas voltadas para a recuperação de áreas degradadas e a promoção do desenvolvimento sustentável”.
Zulu (PCB)
José Augusto Bernardes, conhecido como Zulu, tem 74 anos, é natural de Itaúna e é o candidato do Partido Comunista Brasileiro à prefeitura de Betim.
Ele é produtor cultural, foi fundador do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e diretor artístico da casa da cultura Funarbe. Disputou o executivo municipal em 2016 e 2020.