Atendendo a um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado estadual Caporezzo, do mesmo partido, anunciou a retirada de sua pré-candidatura à Prefeitura de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Em um acordo costurado por Bolsonaro junto ao atual prefeito, Odelmo Leão Carneiro (PP), que comandou a cidade do Triângulo Mineiro por quatro mandatos nos últimos 20 anos, o parlamentar vai apoiar o vice-prefeito, Paulo Sérgio.
Em entrevista à Itatiaia, Caporezzo disse que intenção é unir e fortalecer a direita para derrotar as candidaturas da esquerda, em Uberlândia. Com origem na Polícia Militar, o deputado chegou a ser lançado pré-candidato em um evento que contou com a presença do próprio Bolsonaro, em abril deste ano.
Chamada de vídeo
O prefeito Odelmo Leão, Caporezzo e Bolsonaro participaram de uma videoferência. Na chamada virtual, Odelmo pede o apoio de Bolsonaro e Caporezzo para “caminhar juntos” em Uberlândia.
“Queria fazer um apelo ao senhor e a ele também, para a gente marchar juntos já no primeiro turno, sabe, presidente? Uberlândia é uma cidade importante de Minas, de mais de 500 mil eleitores e temos que continuar nesse rumo que estamos seguindo. Então, o apoio do senhor é fundamental e do deputado Caporezzo, também”, pediu o prefeito.
Na sequência, Bolsonaro elogiou Odelmo Leão, de quem foi contemporâneo na Câmara dos Deputados e disse já ter conversado com o deputado estadual sobre o apoio.
“Odelmo, te conheço a 20 anos, foi meu colega no Parlamento, éramos do mesmo partido, o PP. Você é uma pessoa exemplar e, em muitos momentos, serviu de guia para mim dentro da Câmara. O que eu sinto por você é o que eu sinto por um irmão meu. Caporezzo tem metade da nossa idade, Tenho sempre conversado com ele, é um colega da Polícia Militar, aprecio muito a humildade dele. Nós conversamos sobre Uberlândia e nós temos a mesma forma de agir e ele falou que estava pronto para abrir mão da candidatura pelo bem de Uberlândia”, disse Bolsonaro no vídeo divulgado.
O último a falar foi Caporezzo:
“Nosso objetivo é proteger a cidade de Uberlândia para que jamais a esquerda venha colocar suas mãos sujas na prefeitura. Com esse propósito, fico feliz em atender esse pedido”, afirmou.
Pré-candidatos em Uberlândia
O nome apoiado pelo prefeito Odelmo Leão é o de seu vice, Paulo Sérgio. Isso porque o político do Partido Progressistas, de 77 anos, não poder concorrer à reeleição já que termina seu segundo mandato no fim do ano. O objetivo é que seu grupo consiga eleger o vice, que deixou o PSD rumo ao PP e tem aparecido em eventos ao lado do político.
Além dele, estão na corrida a deputada federal Dandara Tonantzin (PT), eleita pela primeira vez em 2022 com mais de 86 mil votos, e que disse à Itatiaia ter atendido um pedido pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para se candidatar à prefeitura e o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB).