Pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede Sustentabilidade, diz que, se vencer a eleição de outubro, vai propor, aos municípios da Região Metropolitana, a formulação de propostas conjuntas para desafogar o trânsito na Grande BH. Segundo ela, é preciso construir uma “articulação conjunta” para amadurecer ideias como a oferta de itinerários alternativos a ônibus e carros particulares.
“Não dá mais, no contexto que temos hoje de sufocamento do trânsito, a gente não pensar em outras estratégias para dar dignidade às pessoas e resolver o problema do trânsito — que é um problema metropolitano. Temos de ter muita consciência que BH, hoje, é muito impactada pelo volume de ônibus e veículos que vêm da Região Metropolitana. É necessária uma articulação conjunta”, diz, à Itatiaia.
Segundo a deputada estadual, a equipe do governador Romeu Zema (Novo) também precisa participar dos debates sobre o assunto.
“Hoje, as pessoas não utilizam ônibus porque são inseguros e não cumprem horários. Isso não só em Belo Horizonte, como na Região Metropolitana. Vamos precisar pensar em outros percursos para esses ônibus e carros fazerem”, emendou.
A pauta de mobilidade urbana em solo belo-horizontino tem sido atravessada pelos debates a respeito da expansão do metrô. No fim de 2022, o modal foi concedido à iniciativa privada. A Metrô BH, concessionária que gere os trens urbanos, anunciou, para a segunda quinzena de maio,
“Precisamos resolver a questão. Escuto desde que eu era menina a história de que vai ter metrô, que o metrô vai chegar, ir para aqui ou acolá. Temos de trabalhar para funcionar. Aquilo que foi feito no passado, hoje, (se) necessita de uma revisão, vamos fazer. Mas o mais importante é fazer funcionar”, pontuou.
‘Vou conversar com todos e todas’
Na Assembleia Legislativa, Ana Paula Siqueira compõe o bloco de oposição ao governo Zema. Segundo ela, os parlamentares têm o papel de fiscalizar o Executivo. A deputada afirmou que eventuais divergências com o político do Novo não serão empecilhos caso seja eleita prefeita.
“Acredito que política é a arte do diálogo e da construção de soluções. Vou conversar com todos e todas, seja com o governo do estado de Minas Gerais, seja fortalecendo nossa articulação no governo federal - e temos uma boa articulação, contando com a presença da ministra Marina (Silva, do Meio Ambiente)”, projetou.
Marina, citada por Ana Paula, é uma das fiadoras de uma possível candidatura da deputada da Rede em BH. A ministra esteve na capital mineira no evento de