O presidente Jair Bolsonaro participa de motocarreata em Belo Horizonte na véspera do segundo turno das eleições. Antes de sair pelas ruas da cidade em comitiva, o candidato à reeleição mostrou muita confiança na vitória e acusou Lula de roubar inserções no rádio durante a campanha.
“Obrigado, Minas Gerais, governador Zema, prefeitos, povo por esse apoio. Minas já virou (os votos) e vamos à vitória. Confiante na vitória”, disse em entrevista exclusiva à Itatiaia.
Perguntado se considerava ter sido o vencedor após o debate na TV Globo, na última sexta-feira (28), Bolsonaro acusou o seu rival, o ex-presidente Lula, de ter roubado inserções radiofônicas.
“Ele (Lula) não explicou nada (no debate), caluniou o tempo todo, roubou inserções nossas (no rádio) e não explicou nada”, disparou.
Inserções de campanha no rádio
A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última terça-feira (25), documento em que contém auditoria realizada em emissoras de rádios, acusadas de prejudicarem sua campanha ao veicular menos inserções da campanha do atual presidente que as de seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi solicitado ao TSE uma investigação sobre a denúncia.
Porém, o presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes, negou pedido da campanha de Jair Bolsonaro (PL) para investigar se houve irregularidades nas inserções de emissoras de rádio.
Em decisão publicada nessa quarta-feira (26), Moraes ainda pediu que o Procurador-Geral Eleitoral, Augusto Aras, apure se a campanha do candidato à reeleição cometeu crime eleitoral ao tentar “tumultuar o segundo turno” com as denúncias de que estaria sendo prejudicado ao ter menos inserções veiculadas em emissoras de rádio nas regiões Norte e Nordeste.
O presidente do TSE também determinou que a Corregedoria-Geral Eleitoral apure se houve desvio de finalidade no uso do fundo partidário para contratação da empresa que elaborou um relatório que foi enviado ao Tribunal.
Em outro trecho da decisão, Moraes determinou que o caso seja apurado em um outro inquérito, das milícias digitais, que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A motocarreata
O presidente Jair Bolsonaro foi recebido por apoiadores na avenida Olinto Meireles, na Região do Barreiro, na manhã deste sábado (29). Antes de sair em direção à Praça da Liberdade em uma moto, o candidato falou rapidamente com a Itatiaia e demonstrou confiança na reeleição nas eleições deste domingo (30).
O político agradeceu o apoio do governador Romeu Zema, que também estava presente no ato. Para Bolsonaro, ele terá mais votos do que o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Minas Gerais.