Ouvindo...

Eleições 2022: presidente do TSE, Alexandre de Moraes pede que eleitores compareçam às urnas e reforça discurso contra assédio eleitoral

Ele reforçou o discurso contra o assédio eleitoral durante pronunciamento em cadeia nacional na noite deste sábado (29), véspera do segundo turno das eleições presidenciais

O comunicado oficial acontece na véspera do segundo turno das eleições

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes reforçou o discurso contra o assédio eleitoral durante pronunciamento em cadeia nacional na noite deste sábado (29), véspera do segundo turno das eleições presidenciais. Entre 8h e 17h de domingo (30), mais de 156 milhões de brasileiros poderão comparecer às urnas para escolher o próximo presidente do Brasil – este segundo turno será decidido entre o ex-presidente Lula (PT) e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Na fala à população brasileira, Moraes pediu que os eleitores não se abstenham. “Vamos agora, no segundo turno, diminuir a abstenção, para, juntos, construirmos um país melhor. Você, que não votou no primeiro turno, não se preocupe. Compareça e vote normalmente amanhã”, disse o presidente.

O ministro aproveitou os quase cinco minutos de pronunciamento também para esclarecer os eleitores sobre a gratuidade no transporte público neste domingo. Em Minas Gerais, o governo acatou a determinação da Justiça e disponibilizará transporte metropolitano de forma gratuita.

Sobre assédio eleitoral, Alexandre de Moraes lembrou que a prática é crime e deve ser denunciada. “O momento de digitar seu voto na urna eletrônica é sagrado, inviolável e individual”, citou ao pontuar que o uso de aparelho celular na cabine de votação permanece proibido pelo tribunal.

Alexandre de Moraes votará em São Paulo

Segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes votará em São Paulo na manhã de domingo (30). Em seguida, ele irá até o prédio da Universidade Paulista (Unip), onde acompanhará teste com biometria.

No período da tarde, Moraes retorna a Brasília, onde concederá entrevista coletiva.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.