Em meio aos discursos do debate presidencial desta sexta-feira (28), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou os “setoriais” do partido. Ele afirmou que, “como Bolsonaro não tem partido político, e toda eleição está em um lugar, não saberia como funciona um partido”, e disse ainda que “o PT tem setorial de tudo”.
O termo nomeia um tipo de organização praticada em partidos políticos com grande foco na militância, como o PT e o PSOL, sendo mais comum nas legendas da chamada esquerda.
O partido cria setoriais para debates temas diversos de forma “mais organizada”, e de fato, setorizados por tema. Elas se espalham por todo o país, com participação do partido em questão, e se unem na criação de planos de governo, diretrizes internas da legenda, ou sugestões para projetos de lei, por exemplo.
Cada setorial discute, entre outros temas, questões raciais, sociais, de gênero e econômicas. Partidos com maior militância usam dessa divisão interna, e a partir dela, organizam as diretrizes a serem seguidas junto aos candidatos.