O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao Planalto, afirmou que, se eleito, pretende conversar com todos os governadores na primeira semana de 2023 sobre as principais demandas de cada estado e que a ampliação do metrô de Belo Horizonte pode sair do papel se for interesse do governador Romeu Zema (Novo).
O petista, no entanto, não comentou se apoia a privatização da CBTU Minas e afirmou que os processos de concessão são “muito difíceis de fazer”.
Em entrevista coletiva na manhã deste sábado (22), Lula errou ao falar sobre o metrô da capital mineira. O petista afirmou que a obra foi feita em seu governo, mas todas as estações foram construídas entre 1986 e 2002, antes que ele assumisse a presidência, em janeiro de 2003.
A última estação inaugurada do metrô de BH foi a de Vilarinho, em setembro de 2002, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). (Veja abaixo quando cada estação do metrô de BH foi inaugurada)
“O metrô de Minas Gerais, quando eu era presidente a gente fez a linha 1 do metrô. O metrô para ser construído tem que ser em parceria do governo federal com estadual. O Aécio Neves a gente discutiu o metrô no primeiro mandato, depois o Aécio disse que ia privatizar e tentar falar que ia fazer concessão. É muito fácil falar em fazer concessão, mas é muito difícil”, afirmou o ex-presidente.
Data marcada para leilão
O leilão para a concessão do metrô de Belo Horizonte
O edital da concessão foi publicado em setembro, depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) deu o aval para o prosseguimento do processo de concessão à iniciativa privada.
É a primeira vez que a concessão do metrô de BH tem data marcada para oferta de ações no mercado.
O governo de Minas já projeta o início das obras e a possível
Serão destinados R$ 3,2 bilhões para o metrô da capital mineira, sendo R$ 2,8 bilhões do governo federal e R$ 430 milhões do governo estadual, por meio do acordo de reparação da Vale.
A privatização da CBTU Minas tem desagradado a categoria de metroviários de Belo Horizonte que fazem vários protestos e greves nos últimos anos.
Perguntado se, caso eleito, apoiará o processo de privatização e concessão do metrô de BH, o ex-presidente Lula não deixou claro sua posição e disse que dependerá de conversas com o governador Romeu Zema. Ele citou as dificuldades da BR-381, que teve um leilão fracassado em 2021, mas que será novamente leiloada para a iniciativa privada este ano.
“Se você pegar a BR-381 de BH até Governador Valadares, a gente fez a licitação, uma empresa espanhola ganhou, e essa espanhola faliu, a obra está aí, fizeram licitação, não apareceu ninguém para fazer. Eu fiz o compromisso em Ipatinga que faremos essa obra, porque não quero mais ouvir falar em ‘Estrada da Morte’ em Minas Gerais. A mesma coisa é o metrô", disse Lula.
Prioridade dos estados
O petista afirmou que pretende conversar com todos os governadores, caso eleito, ainda na primeira semana após tomar posse para discutir as obras prioritárias de cada estado.
“Quando nós ganharmos a eleição, e estamos certos que vamos ganhar, eu pretendo na primeira semana convocar todos os governadores eleitos, independente do partido que eles pertencem, para conversar as prioridades de cada estado e para eles apresentarem três projetos que são imprescindíveis para o estado. Quem sabe o governador coloque o metrô como imprescindível. Aliás, fiquei parado muito tempo na rua que eu vinha, nós precisamos de metrô mesmo, e hoje é sábado, fico imaginando em dia de semana. Mas aí depende muito da relação, eu quero estabelecer uma relação com os entes federados. Eu quando fui presidente, todos os governadores eram tratados com maior respeito, sem nenhum privilégio”, afirmou Lula.
A HISTÓRIA DO METRÔ DE BH
A primeira viagem comercial do Metrô de Belo Horizonte foi realizada em 1º de agosto de 1986, no trecho entre as estações Eldorado e Lagoinha.
Na época, seis estações compunham a Linha 1, que passou a contar com 12,5 km de linha após a conclusão das obras da Estação Central. Entre 1992 e 2002, foram concluídas as estações e terminais que hoje formam a Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte.
Estação Inauguração
1. Gameleira Março/1986
2. Calafate Março/1986
3. Lagoinha Março/1986
4. Eldorado Julho/1986
5. Cidade Industrial Julho/1986
6. Carlos Prates Julho/1986
7. Central Abril/1987
8. Santa Efigênia Abril / 1992
9.Horto Florestal Dezembro / 1992
10. Santa Tereza Dezembro / 1993
11. Santa Inês Novembro / 1994
12. José Cândido da Silveira Abril / 1997
13. Minas Shopping Abril / 1997
14. Vila Oeste Julho / 1999
15. São Gabriel Janeiro / 2002
16. Primeiro de Maio Abril / 2002
17. Floramar Julho /2002
18. Waldomiro Lobo Julho / 2002
19. Vilarinho Setembro/2002
FONTE: Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU)