Ouvindo...

Senador anuncia ter 29 assinaturas para pedir abertura de CPI sobre pesquisas eleitorais

Marcos do Val citou erros das pesquisas na eleição de domingo (2) e de pleitos passados

O senador Marcos do Val (Podemos) afirmou que alcançou as assinaturas necessárias para pedir a abertura de uma CPI para investigar os institutos de pesquisas eleitorais. O parlamentar afirmou que vai protocolar o pedido ainda nesta quinta-feira (6).

O requerimento assinado por 29 senadores pede que sejam investigados os critérios técnicos e científicos praticados pelas pesquisas, os impactos na formação do cenário político eleitoral, a possibilidade de que algumas instituições tenham preferência por alguns candidatos e ainda a variação de dados apresentados pelos institutos.

“Eu, na minha campanha, tinha 5,5% dos votos, enquanto na pesquisa o outro concorrente tinha 44%. Eu fui eleito e ele não. Uma diferença enorme e todos nós sabemos que isso influencia e muito na decisão do voto na urna”, afirmou Marcos do Val, se referindo à campanha de 2018.

Segundo o senador, o objetivo da comissão é entender a discrepância entre os resultados das pesquisas e das urnas. Alguns institutos renomados, como o Datafolha e o IPEC, erraram em vários levantamentos sobre as corridas pelos governos estaduais e pelo Senado.

Na disputa nacional, os institutos erraram acima da margem de erro nas estimativas de intenção de voto do presidente Jair Bolsonaro (PL), que recebeu 43% dos votos válidos.

O IPEC se justificou dizendo que houve uma migração de votos de indecisos e de Ciro Gomes (PDT) para o candidato Jair Bolsonaro.

Já o Datafolha afirmou que “as pesquisas não podem ser lidas como uma previsão do resultado da votação, mas sim retratar as preferências eleitorais no momento em que são feitas”.

Caberá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), analisar o pedido e decidir se abrirá a comissão para investigar as pesquisas.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Leia mais