A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (26), mostra que o governador Romeu Zema (Novo) mantém a liderança na corrida pelo governo de Minas, com 47% das intenções de voto. O levantamento indica que o atual governador poderá se reeleger em primeiro turno.
Em segundo lugar aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 30% das intenções de voto. Em terceiro lugar está o senador Carlos Viana (PL), com 4% da preferência dos eleitores mineiros.
Os candidatos Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB), Cabo Tristão (PMB) e Marcus Pestana (PSDB) aparecem com 1% das intenções de voto, cada.
Em comparação com o levantamento da semana passada, Zema manteve os 47% e Kalil subiu no limite da margem de erro, passando de 28% para 30%. O mesmo aconteceu com Carlos Viana, que passou de 2% para 4%.
“Sem o crescimento de Viana nas pesquisas, o desafio de Kalil continua sendo o de atrair votos de Lula. Enquanto Zema conta com 74% dos eleitores de Bolsonaro, Kalil tem 50% dos eleitores de Lula. São esses percentuais que vão definir as eleição de Minas Gerais”, avaliou Felipe Nunes, diretor a Quaest.
A Quaest ouviu 2.000 pessoas entre os dias 22 e 25 de setembro, o nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais. O número de registro do levantamento junto ao TSE é MG-07243/2022.