Ouvindo...

Minas registra recorde de pedidos de voto em trânsito

Pedidos de voto em trânsito nas Eleições 2022 triplicaram em relação a 2018

O primeiro turno será no dia 02/10 e o segundo no dia 30/10

Minas Gerais registrou recorde de pedidos de voto em trânsito para as Eleições de 2022. Os números de pessoas que vão votar foro deo seu domicílio eleitoral triplicaram em relação às eleições de 2018.

Para o 1º turno, que acontecerá no dia 02 de outubro, 35.548 pessoas solicitaram voto em trânsito. O segundo turno, que acontece dia 30/10, teve número semelhante: 32.922.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, quase metade dos pedidos foi para voto em outras cidades de Minas Gerais. Entre os estados que vão receber o maior número de eleitores mineiros estão São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

Da mesma forma, Minas Gerais deve receber 12.251 eleitores de outros estados no primeiro turno, e 11.466 no 2º turno. Os principais estados de origem destes eleitores são São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Em 2018, Minas recebeu apenas 3.420 pessoas de outros estados no 1º turno e 3.284 no 2º.

Como descobrir o local de votação?

O eleitor pode consultar o seu local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para saber onde votar em trânsito, basta acessar a consulta aos locais de votação para o voto em trânsito.

O eleitor que solicitou voto em trânsito que não compareça à seção deve justificar a ausência, que não pode ser feita no município indicado para o exercício do voto.

O voto em trânsito só está disponível nas capitais e em cidades com mais de 100 mil eleitores e o prazo para solicitação terminou em 18 de agosto.

Os eleitores habilitados para votar fora do Brasil poderão escolher apenas o presidente. Já quem for votar em cidades diferentes de seu domicílio eleitoral, mas no mesmo estado, poderá votar em todos os cargos.