O candidato do PSD ao governo de Minas, Alexandre Kalil, criticou o projeto do Rodoanel Metropolitano de BH e disse que, se eleito governador, o projeto não vai continuar “da forma como está".
O ex-prefeito da capital mineira disse que não tem uma solução pronta para o projeto, mas disse que o governo Romeu Zema trata o tema com uma “pressa inexplicável” e que é preciso ouvir as sugestões das prefeituras de Contagem e de Betim.
A obra é apontada pela atual gestão como solução para tirar o trânsito de veículos pesados do Anel Rodoviário e reduzir o número de acidentes na via. O projeto foi leiloado no mês passado e um consórcio italiano venceu a concessão. A previsão do governo é que as obras da nova estrada que vai ligar os municípios da Região Metropolitana de BH comecem em 2024.
“Quando se fala que esse Rodoanel um projeto ganho de presente de empresários, que vai invadir áreas da represa de Várzea das Flores, que vai dividir Betim e Contagem e que é feito para empresário, é preciso chamar uma coletiva e explicar esse projeto. Quando foi publicado o traçado do Rodoanel, ele foi falsificado no site do governo. Isso foi uma denúncia do prefeito de Betim. Não sei qual seria a forma ideal, mas é abrir esse projeto na mesa e discutir”, afirmou Kalil.
Kalil afirmou que participou de uma reunião com o governo de Minas sobre o Rodoanel, mas que foi recebido pelo “quarto escalão” do governo. “Eu fui numa audiência pública e não tinha nem secretário para escutar o prefeito da terceira capital do país. Tinha uma meninada lá, que não sabe nada, não sabem nem que dois mais dois é quatro”, criticou.
Metrô de BH
O ex-prefeito de BH disse ser a favor da privatização do metrô da capital mineira, mas afirmou que tem dúvidas se alguma empresa terá interesse em investir recursos para ampliar as linhas na cidade.
“Eu não tenho dúvida que esse é um ótimo caminho. Mas tudo que está sendo feito aqui é muito descuidado. Quem dera se a gente conseguisse privatizar o metrô inteiro, quem dera se fosse simples. R$ 400 milhões do governo de Minas para ter mais linhas e o metrô privatizado é muito razoável. Praticamente nada. Eu tenho minhas dúvidas, não quanto a isso, porque é espetacular para BH e para a RMBH, mas se vai aparecer um candidato que vai investir R$ 4 bilhões no metrô", afirmou.