Ouvindo...

Zema tem 47% e Kalil 31%, mostra pesquisa Ipec para o Governo de Minas

Levantamento divulgado nesta terça-feira (6) aponta que diferença entre candidatos reduziu de 20 para 16 pontos

Diferença entre Zema e Kalil caiu de 20 para 16 pontos, mostra pesquisa Ipec

O governador de Minas Gerais, e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo) tem 47% das intenções de voto, mostra pesquisa Ipec divulgada pela TV Globo nesta terça-feira (6). O candidato do Novo tem 16 pontos de vantagem para o segundo colocado na pesquisa, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que aparece com 31% das intenções de voto.

Empatados em terceiro lugar, aparecem o senador Carlos Viana (PL), com 2% das intenções de voto, e Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU), todos com 1%.

Os candidatos Cabo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Renata Regina (PCB) não pontuaram.

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas nos dias 3 a 5 de setembro em 81 cidades mineiras. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG‐02838/2022.

Confira as intenções de voto de cada candidato:

  • Romeu Zema (Novo): 47%

  • Alexandre Kalil (PSD): 31%

  • Carlos Viana (PL): 2%

  • Lorene Figueiredo (PSOL): 1%

  • Marcus Pestana (PSDB): 1%

  • Renata Regina (PCB): 1%

  • Vanessa Portugal (PSTU):1%

  • Brancos e nulos: 8%

  • Não souberam: 8%

Pesquisa anterior

Na comparação com a pesquisa Ipec divulgada na última semana, no dia 30 de agosto, a diferença entre Zema e Kalil reduziu - passando de 20 para 16 pontos percentuais. Ambos os candidatos subiram no levantamento divulgado hoje.

Romeu Zema subiu três pontos, passando de 44% para 47% das intenções de voto, mas foi Kalil quem cresceu mais na pesquisa: sete pontos ao todo. O ex-prefeito de Belo Horizonte tinha 24% das intenções de voto e, agora, tem 31%, mostra o Ipec.

O candidato Carlos Viana (PL) oscilou para baixo, passando de 3% para 2%. Os demais candidatos que pontuaram permaneceram com 1% das intenções de voto.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.