O dia em que o Brasil comemora 200 anos de sua Independência será marcado pelos tradicionais desfiles militares e também por atos de campanha dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
m Belo Horizonte, o desfile militar na Avenida Afonso Pena começa às 9h, com a participação das principais forças de segurança do estado. O evento, que vai celebrar os 200 anos da Independência, deve contar com a presença do governador Romeu Zema (Novo).
Uma manifestação pró-Bolsonaro está marcada para 10h, na Praça da Liberdade. O evento deve contar com a presença de vários parlamentares aliados do presidente e do candidato do PL ao governo de Minas, senador Carlos Viana.
Brasília
Em Brasília, depois de dois anos sem desfiles no dia 7 de setembro por causa da pandemia da Covid-19, acontecerá a tradicional parada cívico-militar na Esplanada dos Ministérios. O ato começa às 9h e tem previsão para acabar às 11h30.
No desfile estarão presentes agrupamentos das Forças Armadas, das escolas militares e de outros grupos da segurança pública. Também participam das comemorações as equipes da Esquadrilha da Fumaça, grupo formado por pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem acrobacias aéreas.
Rio de Janeiro
Na capital fluminense estão marcados atos comemorativos dos militares pela manhã no Forte de Copacabana, com saltos de paraquedistas e uma parada com navios militares. A Esquadrilha da Fumaça também participa dos atos no Rio de Janeiro.
O desfile que havia sido convocado pelo presidente Bolsonaro na orla de Copacabana foi desmarcado pelo governo federal. Houve uma preocupação com o esquema de segurança do próprio público, por conta dos acessos à orla.
O presidente participa de uma motociata no Rio na parte da tarde, por volta das 15h, com previsão de saída do aterro do Flamengo até a praia de Copacabana. Ele deve fazer um discurso no evento.
São Paulo
Em São Paulo, o Museu do Ipiranga será reaberto ao público no feriado da Independência, depois de 9 anos fechado. Um desfile militar na avenida Dom Pedro I começa às 9h e na parte da tarde acontece uma encenação sobre o grito da Independência.
No Parque da Independência, no bairro Ipiranga, estão marcados shows musicais gratuitos e apresentações culturais.
Na avenida Paulista está marcada uma manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro a partir das 10h, com concentração em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). Também está prevista uma motociata em apoio ao presidente entre o Parque Ibirapuera e a Avenida Paulista, mas o ato não teve autorização confirmada pelas autoridades paulistas.