Ouvindo...

Candidata a governadora, Indira Xavier critica desmonte de políticas públicas para mulheres

Ativista coordena casa de acolhimento de mulheres e denuncia falta de rede de apoio para quem é vítima de violência doméstica

Indira Xavier criticou desmonte na política de enfrentamento à violência contra mulheres

Candidata ao Governo de Minas, a ativista pelos direitos humanos, Indira Xavier (UP), defendeu, nesta sexta-feira (26), maior investimento e fortalecimento de políticas públicas para o combate à violência contra a mulher no estado. Coordenadora da Casa de Referência da Mulher Tina Martins, Indira diz receber vítimas da violência de gênero que são encaminhadas pelos órgãos de estado.

“Hoje, a maior parte das mulheres que recebemos são encaminhadas pelas instituições do poder público, seja de segurança, seja de saúde. Isso é algo que chama a atenção e reflete o cenário de ausência, de desmonte de toda a política de enfrentamento à violência contra a mulher”, criticou.

De acordo com Indira, a instituição não recebe financiamento público e é gerido pela sociedade civil.

“O desmonte vai desde a falta de delegacias especializadas, são 69 em um estado de mais de 850 municípios, aos espaços de acolhimento dessas mulheres que precisam sair do ciclo de violência”, afirma.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.