O Cidadania confirmou, nesta sexta-feira (5), que irá apoiar a candidatura à reeleição do governador Romeu Zema (Novo). Em convenção, o partido oficializou seu posicionamento, que diverge do que foi adotado pelo PSDB, partido com o qual formalizou uma federação em maio deste ano e que vale por toda a próxima legislatura.
Dessa forma, os tucanos mineiros sustentarão a candidatura do ex-deputado federal Marcus Pestana (PSDB) ao Palácio Tiradentes somente com apoio do PDT - e sem o Cidadania, que preferiu Zema.
A convenção ocorreu na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e também confirmou os nomes dos 16 candidatos a deputado federal (sendo 11 homens e cinco mulheres) e 22 a deputado estadual (sendo 15 candidatos e sete candidatas).
O partido também confirmou o apoio, no plano nacional, à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República, seguindo o mesmo entendimento da direção nacional do partido. Essa é outra divergência em relação ao PSDB mineiro, que confirmou, em convenção, o nome do vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT) como candidato ao Senado, abrindo brecha para que a candidatura de Pestana abrigue palanque de Ciro Gomes no estado.